Monitores das creches recebem capacitação do Corpo de Bombeiros



 

Tamanho da fonte    




O Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Educação, em uma parceria com o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, fornece aos monitores das creches da rede municipal de ensino um treinamento sobre primeiros socorros. A iniciativa tem como objetivo preparar esses profissionais para lidarem com situações de acidentes envolvendo crianças. O prefeito Nailton Heringer, acompanhado da secretária de Educação, Gelvânia Câmara, prestigiou o treinamento da primeira turma, na manhã desta segunda-feira, 18/04.
 
Ao todo passarão pelo treinamento 120 monitores. Grande parte deles são de aprovados no concurso público 2014/2015, conforme explica a pedagoga responsável pela Educação Infantil, Telma Natal. "Já tínhamos essa preocupação de solicitar ao Corpo de Bombeiros esse treinamento desde o ano passado, mas adiamos para esse ano por sabermos que receberíamos novos  empossados" - comenta. "E nossa preocupação é mesmo a de estarmos prontos para prestar esse socorro às crianças das creches, porque sabemos que acidentes acontecem".
 
"O treinamento tem como objetivo capacitar esses monitores a prestarem um primeiro atendimento a crianças. É um treinamento que vai ajudá-los a dar uma primeira resposta, ninguém vai sair daqui perito, mas isso tem grande importância para nós bombeiros, porque passa uma segurança para nós também" - pondera o comandante do Pelotão Manhuaçu, Tenente Flávio Mota. "Quando a gente recebe uma solicitação e a gente conversa com pessoas que são capacitadas, a gente tem maior facilidade de passar alguma orientação, instrução ou manobra que possa ser feita para que a criança tenha uma chance maior de se recuperar. Então nosso propósito é esse, capacitá-las para que elas nos auxiliem. E ficamos satisfeitos que tenha havido esse interesse pela capacitação" - finaliza o Tenente.
 
O treinamento começou nesta segunda-feira e foi dividido em três três turmas de 40 monitores, conforme detalha Gelvânia Câmara. "Nós visamos justamente ajudar os monitores para que eles saibam como agir diante de um acidente. A gente sabe que, muitas vezes, um primeiro socorro é o que salva uma vida. Então nosso propósito é que as crianças estejam bem cuidadas e amparadas, e com pessoas cientes do que têm de fazer" - justifica a secretária de Educação. "Como muitos são novatos, ainda não tinham tanta habilidade com crianças, esse curso vem ajudá-los, não só a lidar com acidentes mas a evitá-los também" - conclui Câmara. 
 
"Uma iniciativa muito inteligente e oportuna da secretaria de Educação, porque estamos com vários novos monitores, que não tinham um treinamento específico para lidar com crianças" - elogia o prefeito Nailton Heringer. "Estamos felizes porque o Corpo de Bombeiros atendeu nossa solicitação e vamos treinar nossos monitores, trazendo tranquilidade para os pais, para os professores e para os próprios monitores, que agora têm informação e sabem como agir numa situação crítica. Quero registrar meu agradecimento a toda equipe dos Bombeiros" - diz Heringer. A intenção, segundo a secretaria de Educação, é que, posteriormente, o curso seja estendido também a professores.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu













}