Mutirão contra a dengue no Bairro São Jorge



 

Tamanho da fonte    




A luta contra a dengue em Manhuaçu vem ganhando força a cada dia. A população começou a colaborar de forma efetiva, limpando suas casas, quintais e terrenos. Para ajudar na batalha, na sexta-feira, 15, as secretarias de Educação, Saúde e o SAMAL se uniram em um grande mutirão que passou por todo o Bairro São Jorge, onde se encontrava a situação mais crítica de dengue em Manhuaçu.

Com o propósito de trabalhar juntos, como uma só equipe, servidores públicos limparam terrenos, recolheram lixos das casas, realizaram vistorias, distribuíram cartilhas educativas e por fim, conseguiram o que tanto buscavam, eliminar os possíveis focos do mosquito da dengue na localidade.

Cartilhas educativas foram distribuídas pelos agentes da dengue (foto: Assesoria Prefeitura)Durante a operação, foram encontrados muitos focos de dengue, principalmente nos lotes abandonados, onde tinham diversas sacolas plásticas que acumulavam água da chuva. Nas residências, a maioria dos moradores já tinha realizado a limpeza para que a equipe precisasse somente recolher o lixo. Essa ação da população contribuiu para que o trabalho fosse feito de forma mais rápida e efetiva.

DENGUE: Não tem idade para se Combater

Agentes de combate a dengue, profissionais de educação e funcionários do SAMAL, palestraram para dezenas de crianças na creche do bairro. Com o intuito de ensinar que qualquer lixo jogado no chão pode ser um foco da doença. A equipe orientou e despertou a curiosidade da criançada que atentamente escutou e aprendeu o que fazer para eliminar o mosquito.

A iniciativa foi liderada pela Secretaria Municipal de Educação de Manhuaçu. A coordenadora das creches municipais, Elizangela Rúbio Cabral, esteve presente durante a operação que tomou conta de toda a manhã. Ela fez questão de destacar que esta parceria irá continuar e que combater a dengue por meio da educação das crianças é a melhor forma, porque elas levarão estes conceitos para dentro de casa e para a vida toda. “Esse trabalho começou aqui na creche do bairro São Jorge e será feito em diversas escolas, sabemos da importância da conscientização das crianças para que elas levem para casa essa ideia da limpeza e da manutenção diária” – destacou Elizangela.
 
Agentes de limpeza urbana trabalhando no mutirão do Bairro São Jorge (foto: Assesoria Prefeitura)Próximos Mutirões

Outros mutirões acontecerão em na cidade. As secretarias colaboradoras estarão anunciado com antecedência as atividades para que, a exemplo do que aconteceu no Bairro São Jorge, possa ocorrer em outras comunidades do município com a contribuição dos moradores.

As operações acontecerão de acordo com a demanda de cada localidade, mas o intuito é que todas as escolas e bairros sejam atendidos.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Manhuaçu














}