Nova sede do Cartório Eleitoral é inaugurada em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




A nova sede da 167a Zona Eleitoral de Manhuaçu "Juiz Sérgio Monteiro de Andrade" foi inaugurada no final da tarde desta quinta-feira, 23, no centro de Manhuaçu. O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Desembargador Antônio Carlos Cruvinel, participou da solenidade. Além do desembargador, também esteve presente o Juiz Titular da Corte e Corregedor Eleitoral, Dr. Maurício Pinto Ferreira.

Participaram ainda Juizes, promotores, advogados da Comarca, prefeitos dos municípios de Simonésia, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu, Luisburgo, Reduto e Manhuaçu.

Familiares do Juiz Sérgio Monteiro de Andrade, que faleceu em 2004 e, prestigiaram o momento. Através de Resolução do TRE-MG , a nova sede do Cartório da 167a  Zona Eleitoral de Manhuaçu recebeu o seu nome.

(foto: Geilson Dangelo)

Depois de funcionar num espaço bem restrito no Fórum  Des. Alonso Starling, agora o Tribunal Regional Eleitoral  decidiu fazer investimento, com a parceria do município sede e os demais existentes na comarca. A doação do prédio, onde está funcionando as novas instalações do cartório da 167a  Zona Eleitoral  funcionou, no passado,  a Câmara Municipal de Manhuaçu.

O presidente do TRE-MG, Desembargador Antônio Carlos Cruvinel  reconheceu que a concretização do processo para garantir o funcionamento da Justiça Eleitoral, num espaço suficiente para prestar um bom serviço à coletividade, foi graças ao esforço do ex-prefeito Adejair Barros e do ex-presidente da Câmara Municipal, Renato Cesar Von Rondow.  "Esses dois agentes políticos não colocaram objeção, para a doação do  prédio da antiga  Câmara, para a instalação do cartório eleitoral. A cidade é merecedora de  uma estrutura adequada para atender toda a demanda da população", ressaltou o Desembargador Antônio Carlos Cruvinel.

Conforto e dignidade

Com a nova estrutura funcional, chega ao fim a situação caótica que vivia a Justiça Eleitoral, que sempre estava com o "pires" na mão e, agora passa a ter autonomia e dignidade. Segundo o Desembargador Antônio Carlos Cruvinel,  o cartório de Manhuaçu tornou-se Fórum Regional Eleitoral de 1ª  Entrância da Justiça Eleitoral, para atender a demanda dos municípios circunvizinhos, que necessitarem de qualquer serviço relacionado a eleição.

(foto: Divulgação)

"Quem pensa que a Justiça Eleitoral só funciona em período de eleição, está bastante equivocado. Prefiro trabalhar em cinco eleições municipais, do que administrar a Justiça Eleitoral", frisa o Desembargador Antônio Carlos Cruvinel. Com a nova estrutura, o cartório eleitoral passa a ter espaço suficiente  para treinamento de funcionários, encontros para ampliar o trabalho, sem a necessidade de deslocar até à capital mineira.

O juiz Titular da Corte do TRE e  Corregedor Eleitoral, Dr. Maurício Pinto Ferreira ressaltou que a cidade de Manhuaçu é merecedora de um cartório bem estruturado, para atender a demanda. Ele ressalta que, quando atuou na Comarca de Manhuaçu ja sentia a necessidade de se ter uma estrutura completa para o Cartório Eleitoral.

(foto: Divulgação)

Ele conta que, por ter se tornado  um Polo Regional Eleitoral, muitas coisas relevantes poderão vir para Manhuaçu, que tem avançado em vários aspectos. Para o magistrado, a estrutura física oferecerá total comodidade. "Me lembro quando trabalhava aqui. O povo ficava na fila em frente ao Fórum para o atendimento. Agora, os eleitores vão chegar e aguardar atendimento em cadeiras,na sombra  e com a dignidade que cada pessoa merece", ressalta o juiz Maurício Pinto Ferreira.

Homenagem ao magistrado

O Cartório Eleitoral do Polo Regional de Manhuaçu está igual aos demais inaugurados pelo Presidente do TRE-MG., Desembargador Antônio Carlos Cruvinel. A escolha do nome do homenageado ficou sob a responsabilidade do juiz Decano da Comarca, Dr. Vinicíus Dias Paes Ristori, que não teve tanta dificuldade, pois conheceu  um magistrado célere,dedicado no exercício da profissão e querido na magistratura mineira. Assim sendo, o nome do Dr.Sérgio Monteiro de Andrade, que faleceu em 2004 chegou ao Tribunal Regional Eleitoral, que transformou o nome escolhido em Resolução Sedimentada para o devido cumprimento.

Ao falar em nome dos demais magistrados da Comarca e funcionários da Justiça Eleitoral, o juiz Vinicíus Dias Paes Ristori ressaltou a relevância do Dr. Sérgio Monteiro para a magistratura,para a família  e  para os amigos. "Foi um homem digno, célere, didicado. Seu nome é um "paradigma" para todos que o conheceram", disse Dr. Vinicíus Dias Paes Ristori.

(foto: Geilson Dangelo)

O filho do homenageado, Sérgio Monteiro Filho agradeceu a homenagem em nome dos familiares, que sempre  guardaram boas lembranças de Manhuaçu. Segundo ele, ao falar do pai que partiu aos 60 anos de idade, a sensação é de que a história de um homem dedicado ao trabalho está apenas começando.

O juiz Vinicíus Dias Paes Ristori também homenageou o  ex-advogado e tabelião Wellington Viana, além do funcionário público estadual, Mozart  Pereira e o servidor da Justiça Eleitoral, Davi Messias pelos relevantes serviços prestados. "São pessoas que sempre tiveram a capacidade, dedicação e muito zelo com o trabalho na Justiça Eleitoral. Esse reconhecimento se faz necessário,pois,essas pessoas fazem a diferença",ressaltou o juiz Vinicíus Dias Paes Ristori.

Manhuacu.com














}