MANHUACU.COM - O mundo do café será tema da palestra de Paula Varejão

O mundo do café será tema da palestra de Paula Varejão



 

Tamanho da fonte    




A jornalista Paula Varejão acaba de retornar de uma volta ao mundo guiada pelo café e vai conversar com os produtores sobre as tendências das cafeterias e expectativas dos consumidores do mercado externo sobre o café. A palestra será no dia 22, às 16 horas, durante o 22º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas. O evento, coordenado pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (Aciam), será realizado entre os dias 21 e 23 deste mês, no Parque de Exposições Municipal. 
 
Paula Varejão, uma apaixonada pelo café desde o berço, filha de produtor cafeeiro, é jornalista e visitou fazendas, cafeterias tradicionais e gourmets e até mesmo o trabalho de artistas que fazem do café a matéria prima e fonte de ilustração para suas obras. 
 
De sua paixão pela bebida, nasceu o programa Tá Na Hora do Café, exibido pelo canal Mais Globosat. Depois da primeira temporada em que visitou propriedades em vários estados do Brasil, Paula Varejão vem a Manhuaçu antes da estreia de sua série neste ano. Ela vai falar sobre o que o consumidor externo espera do café brasileiro.
 
A jornalista gravou o segundo ano de seu programa em várias partes do mundo, visitando o universo da segunda bebida mais consumida do planeta, através do encontro com os mais respeitados baristas e incríveis cafeterias.
 
Programação
 
Nesta edição haverá palestra sobre juventude rural e novas tecnologias a serviço da gestão de propriedades; perspectivas do mercado de café na safra 2018/19; inovação  tecnológica como propulsora das regiões produtoras de cafés diferenciados; selo de rastreabilidade das Matas de Minas; e informações do que o mercado externo espera dos cafés brasileiros.
 
Também haverá o 3º Encontro de Mulheres Cafeicultoras, com palestra da ex-vice-presidente da Aliança Internacional das Mulheres Cafeicultoras, empreendedora e jornalista Josiane Macieira Cotrim.
 
Na parte técnica, acontecerão palestras e minicursos sobre controle biológico na cultura de café; interferência da secagem na qualidade do café; análise de solo e foliar: ferramentas para economia de recursos; práticas conservacionistas de solo e água e o cultivo de culturas consorciadas com o café.
 
O encerramento será com um dia de campo na Fazenda Esperança, na região da comunidade de Laranja da Terra, na área do município de Iúna, no Espírito Santo, na divisa com Minas Gerais, no dia 23, às 08 horas.
 
O evento tem inscrições gratuitas para cafeicultores e seus familiares.
 
Serviço:
 
22º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas
21 a 23 de Março 
Local: Parque de Exposições da Ponte da Aldeia – km 38 – BR-262 – Manhuaçu (MG)
 













}