Olimpíadas das APAES reunirá 95 atletas em Manhuaçu nesta terça



 

Tamanho da fonte    




Acontece nesta terça-feira, 30/05, a Olimpíadas das APAES Regional Zona da Mata II, que compreende os municípios de Manhuaçu, Caratinga, Simonésia, Ipanema, Santa Margarida, Lajinha e Mutum. O Movimento Apaeano promove, desde 1973, as Olimpíadas Nacional das APAES, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes das APAES não só participarem de um evento de amplitude, mas também de oportunizar momentos de interação com outras pessoas, uma vez que frequentemente são impossibilitados pelas barreiras físicas e sociais.
 
“A etapa regional acontece a cada três anos e nós estaremos recebendo nesta IV edição, 95 atletas de sete municípios disputando nas modalidades de futsal, queimada, peteca, capoeira e natação”, diz Xerxes Albéfaro, presidente da APAE de Manhuaçu.
 
A abertura oficial do evento acontece às 8 horas da manhã, na AABB de Manhuaçu e as competições ocorrem na AABB e na Faculdade do Futuro. “As atividades serão de 8h às 11h da manhã e de 13h às 17h e contaremos com presença de autoridades, alunos, professores e convidados”, relata o presidente.
 
A Olimpíada, ao longo desses anos, tem se constituído num importante espaço para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla mostrar habilidades, romper barreiras, superar desafios e acima de tudo vencer seus próprios obstáculos.
 
“O esporte transformou a vida destes alunos, antes tidos como incapazes e, hoje, muitos com potencial de ganhar medalhas e representar o país em competições nacionais e internacionais”, ressalta – “A etapa regional é uma seletiva para o Estadual”, completa Xerxes.
 
O último evento, sendo essa, a XVIII Olimpíada Estadual das APAES de Minas Gerais, ocorreu em dezembro de 2014, na cidade de Araxá e contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas.
 
As modalidades envolvidas foram: atletismo, basquetebol, capoeira, futebol de campo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva, handebol, judô, lancebol, natação, peteca, queimada, tênis de mesa, vôlei misto.
 
A olimpíada tem por objetivo dar maior visibilidade ao potencial desportivo da pessoa com deficiência na comunidade, permitindo a vivência da competição, o aprimoramento técnico na área esportiva. A realização da olimpíada proporciona à comunidade perceber os potenciais da pessoa com deficiência, quebrar barreiras de relacionamento com as mesmas e transformar mitos em uma visão mais positiva e ativa das pessoas até então não percebidas como parte integrante da comunidade.
 
“A meta principal do evento é de proporcionar o estímulo da pessoa com deficiência à prática desportiva, possibilitar sua inclusão através do esporte, conscientizando a sociedade de seu papel transformador, bem como a capacitação dos seus participantes, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência”, finaliza o Presidente da APAE.
 
A IV Olimpíadas Regional das APAES é um evento gratuito e aberto à toda sociedade.
 
Tribuna do Leste
 
Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656













}