Polícia Civil em Manhuaçu fiscaliza Autoescolas



 

Tamanho da fonte    




A Polícia Civil iniciou na quarta-feira, 06/09, visita técnica e fiscalização nos Centros de Formação de Condutores em funcionamento na área da 6ª Regional de Polícia Civil/Ciretran. A motivação para a fiscalização foi a queda no número de aprovações na categoria B (condução de veículo 4 rodas/passeio). Enquanto o índice de aprovação em exame práticos para motociclistas (categoria A) e motoristas de veículos pesados (C, D ou E) se manteve estável, registrou-se sensível aumento em reprovações de candidatos para condução de veículos de passeio (categoria B).
 
A finalidade da fiscalização é verificar se o candidato à carteira de habilitação realmente está assistindo às aulas práticas e teóricas. Informações dão conta que candidatos estariam comparecendo nos CFC´s, registrando suas presenças, porém não estaria participando das aulas.
 
A Polícia Civil alerta que registro falso de presença em aulas prática ou teóricas em Cursos de Formação de Condutores é crime contra a Administração Pública e sujeita o aluno/candidato à habilitação à prisão. Administradores e Instrutores de Cursos de Formação de Condutores que permitirem a prática de registro de candidatos em aulas e não as ministrarem também incorrem nas mesmas sanções.
 
Ainda, pesquisa será realizada junto aos candidatos para identificar as carências de ensino ou ausência de objetividade durante os exames.
 
Manual de ética
 
Examinadores da Banca Examinadora de Manhuaçu usarão regras objetivas para avaliar alunos. As regras estão no Manual de Ética do Examinador.
 
O Detran-MG disponibiliza aos candidatos à habilitação um manual com regras claras e objetivas do que será cobrado em seus exame práticos e teóricos. Todos componentes da Banca Detran/Manhuaçu estão orientados a seguir objetivamente os critérios descritos no manual para que o aluno possa previamente sabe como será examinado. Câmeras para gravação dos exames práticos foram adquiridas e a CIRETRAN-Manhuaçu passaram nos próximos dias empregá-las, ainda em teste, nos registro dos exames.
 
CFC´s da área de Manhuaçu foram orientados a ministrarem seus cursos atendendo as regras técnicas e também a darem conhecimentos aos candidatos das regras existentes no Manual de Ética. O candidato que desejar acessar o manual poderá utilizar o link https://www.detran.mg.gov.br/images/manualbanca.pdf.
 
Candidatos à habilitação e automotores ou qualquer cidadão interessado que queira acompanhar o índice de aprovação ou reprovação de um Centro de Formação de Condutores podem acessar o site do Detran-MG: https://www.detran.mg.gov.br/parceiros-credenciados/centros-de-formacao-de-condutores/classificacao-e-produtividade-dos-cfcs-por-pratica-veicular.
 
A CIRETRAN-Manhuaçu orienta aos candidatos a procurarem um CFC de sua confiança e conhecer o histórico de seus instrutores. Procura por “promoções extraordinárias” pode, também, não ser o melhor caminho. Foquem na qualidade e dediquem ao curso. É a única fora de ser aprovado e se tornar um exímio condutor. Conduzir veículo é uma ação de extrema responsabilidade.
 
Manhuacunews/com informações da Polícia Civil













}