Prefeito de Manhuaçu fala sobre 10 dias de administração durante entrevista coletiva



 

Tamanho da fonte    




O Prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, convidou a imprensa de Manhuaçu, na tarde desta sexta-feira, 11, para uma entrevista coletiva, no paço municipal para falar sobre os dez dias de governo. Nailton abriu a coletiva expondo como encontrou a prefeitura e deixou espaço para os repórteres fazerem perguntas. Também participaram o vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Dr Gulivert; o Secretário de Obras, Fábio Soares; o Secretário de Agricultura, Eduardo Heringer, e o Diretor do Samal, Wellen Lima.

A entrevista que estava marcada para as 14h00 começou as 14h30 e o prefeito iniciou falando sobre as dificuldades enfrentadas. “O orçamento foi feito em um sistema que não é mais utilizado pela prefeitura. Desde abril de 2012 o sistema usado pela prefeitura é outro e já está ativo, porém devido a algum erro ocorrido na administração anterior, o orçamento foi lançado no sistema antigo e não no que está disponível desde a data referida acima”, explanou.

Segundo Nailton, o patrimônio está sendo organizado e em breve a contabilidade irá passar a realidade.

Assim que começou a seção de perguntas, o chefe do poder executivo anunciou que a dívida é grande. “Temos aproximadamente seis milhões de reais em dívidas e os cofres públicos estão dotados de apenas 100 mil reais”, pontou e acrescentou. “Sabemos de alguns dados que não são favoráveis. Não conseguimos fazer pagamentos, pois não temos condições contábeis”, ressaltou.

Questionado sobre a documentação de todo o serviço feito a partir de primeiro de janeiro, o prefeito contou que a equipe está tomando todos os cuidados, filmando e analisando juridicamente.

SAAE

Perguntando sobre o funcionamento do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto), Nailton respondeu: “Não queremos que o SAAE volte ao que era antes e a maior preocupação é com a captação e distribuição e o órgão não se preparou para isto. Temos que fazer todo o processo para atualizar”, relatou.

Nailton disse que está empenhado em resolver os problemas da cidade (foto: Geilson Dangelo)Ainda sobre o SAAE, Heringer foi questionado sobre a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). “Temos a ETE e os canos, mas temos que avaliar, já pedí ao SAAE que me dê uma previsão daquela obra, mas hoje seria difícil tratar o esgoto na situação atual. Não temos esgoto separado da rede pluvial. Vamos tratar disto, o SAAE está empenhado”, confirmou.

Secretaria de Esporte

Com a notícia de que a secretaria de esporte e lazer será extinta, a imprensa questionou o motivo e o prefeito respondeu: “Queríamos ter avançado na questão do esporte, mas nossa preocupação é colocar a máquina de pé e a secretaria de esporte estará vinculada à secretaria de educação. Qualquer evento esportivo deve estar vinculado ao propósito educacional. Queremos colocar isto para funcionar até o início das aulas”, salientou.

Manifestação na Matinha

Perguntado sobre a manifestação promovida por moradores no Bairro Matinha, quando a comunidade reivindicava melhores condições de vida, Nailton alegou ser um ato isolado. “Lamento o acontecido, vamos optar pelo diálogo. Queremos resolver os problemas e temos um compromisso pessoal de melhorar a parte mais carente, mas temos que ter paciência, precisamos de tempo”, contou.

Nepotismo

Assim que Nailton Heringer nomeou seu secretariado, muitas pessoas o criticaram por empossar o irmão dele, Eduardo Cotrim Heringer, como Secretário de Agricultura. Mesmo sendo permitido, o prefeito foi questionado sobre qual a postura da administração em relação ao Nepotismo. Esquivando um pouco do foco da pergunta ele disse: “Isto é permitido perante a lei. O Eduardo é competente, é técnico e ele vai se esforçar ao máximo para isto. Primeiro é ser da minha confiança e ser competente, é formado em agronomia, tem vocação para isto e será um grande gestor. Tenho convicção que daqui dois anos vocês vão se surpreender”, respondeu.

Criminalidade

O chefe da administração municipal também respondeu sobre o aumento da criminalidade em Manhuaçu. “A crescente criminalidade é nacional, não somos um município pequeno. Hoje somos alvo, quando a situação aperta na cidade grande, eles fogem para outras cidades. Nós queremos combatê-los através da polícia. Incrementar as câmeras de vigilância, mas isto é caro. Precisamos que a polícia esteja mais presente”, argumentou.

IFET

Nailton também respondeu sobre a situação do IFET. “A novela IFET acaba em 2013. Estou determinado em conseguir o terreno e estou vendo como conseguir recursos para a compra deste terreno. Pedimos que nos dêem mais um tempo, mas está no apagar das luzes”, alegou.

Momento da coletiva de imprensa (foto: Geilson Dangelo)Sucata

Além de Nailton, também falou o Secretário de Obras, Fábio Soares, que abordou algumas dificuldades. “Foram encontrados oito carros sucateados e seis carros danificados que foram para a oficina, mas encontramos veículos bons também”.

Fila de atendimento na saúde

O Secretário de Saúde e vice-Prefeito, Dr. Gullivert, pontuou questões envolvendo PSF e atendimento à população. “PSFs são um problema e uma prioridade para o município e em relação ao atendimento, tínhamos uma fila no setor de ortopedia e hoje a nossa fila reduziu e nos próximos dias vai ser sanado e o prefeito deu autonomia pra resolver”, alegou.

Vice-prefeito

Heringer afirmou que tem o vice-Prefeito, Dr. Gullivert, como seu parceiro. “Sempre pensei que vice é caro demais para ficar atoa e assim fizemos. Vamos trabalhar juntos e assim começamos o governo e ele aceitou o desafio de ser secretário de saúde”, pontou.

Rodoviária

Heringer também pontuou sobre melhorias no terminal rodoviário. “Estamos promovendo a limpeza da rodoviária e nós pensamos em duas possibilidades: Fazer um cercamento do terminal, pois o problema maior é da questão de usuários de drogas, bebidas alcoólicas e prostituição ou futuramente construir um terminal interestadual .

Mais nomeações

Ao final, Nailton disse que em breve irá nomear mais secretários e que por enquanto alguns estão prestando o serviço provisório.

Geilson Dangelo














}