Prefeitura de Manhuaçu e Boston City anunciam projeto de centro de treinamento



 

Tamanho da fonte    




Jovens que sonham em se tornar jogador de futebol têm um grande motivo para comemorar. Manhuaçu deverá receber um Centro de Treinamento mais moderno do interior de Minas Gerais. A iniciativa é do empresário Renato Valentim, fundador do Boston City Futebol Clube, nos Estados Unidos, em parceria com a Prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães.
 
O anúncio do projeto aconteceu na sexta-feira, 17/02, com a presença de diversos esportistas, lideranças de projetos sociais ligados ao futebol, secretários municipais, vereadores e ainda a participação do vice-prefeito Renato da Banca e do Deputado João Magalhães.
 
O empresário manhuaçuense Renato Valentim fundou o Boston City nos Estados Unidos há três anos em associação com o premiado jogador de futebol Palinha. Após a eleição da Prefeita Cici Magalhães, o grupo empresarial se reuniu com a nova administração e manifestou o sonho de trazer um investimento no campo esportivo para Manhuaçu.
 
Cici Magalhães explica que o Município está viabilizando áreas para implantação do projeto. Na sexta-feira, eles visitaram diversos campos de futebol nos distritos e na cidade e também o terreno que serviria para o campus do Instituto Federal em Realeza – que foi devolvido para a Administração.
 
“Começamos a construir esse sonho. Vejo que estamos plantando uma sementinha e que irá demorar um pouco para gerar frutos. No entanto, tenho certeza de que, se tudo andar dentro do que estamos planejando, Manhuaçu será destaque no Brasil e até no mundo. Quero me orgulhar, daqui a alguns anos, do resultado desse empreendimento”, pontuou Cici Magalhães.
 
A prefeita lembrou que Renato Valentim tem negócios bem sucedidos nos Estados Unidos, mas nutre uma paixão pelo futebol e por sua terra natal. “Manhuaçu deve abraçar essa ideia. Ele irá construir um centro de treinamento que será um dos melhores do Brasil e um dos maiores do interior de Minas Gerais. Vai gerar empregos e, principalmente, vai dar oportunidades para que nossos jovens e crianças pratiquem esporte e, quem sabe, revelar craques aqui da região”.
 
Cici Magalhães também deixou claro que o projeto será amplamente discutido com a socidade. “Fiz questão de convidar pessoas envolvidas com projetos sociais de bairros e distritos, os vereadores e diversos segmentos da sociedade. Vai ter que ser uma discussão intensa. É o nosso propósito de governo – “Ouvir para governar”, por isso quero que todos participem amplamente dessa decisão”.
 
Sonho
 
Renato Valentim está no Estados Unidos há vinte anos. Construiu uma cadeia de restaurantes formada por 16 unidades, atua na construção civil e fundou o Boston City há três anos.
 
Agora, a meta do empresário é trazer investimentos para Manhuaçu: “Sempre tive o sonho de trazer alguma coisa para a cidade onde eu nasci. Nada mais justo do que oferecer algo aos jovens, dar oportunidades, que eu não tive quando era adolescente na cidade. Começamos a conversar com a prefeita Cici Magalhães e chegamos a esse novo projeto.Tirando o Cruzeiro e o Atlético, em Minas Gerais, vai ser o melhor centro de treinamento. Isso eu não tenho dúvidas. É um investimento muito grande, mas acredito no potencial da cidade. O retorno que eu quero é a satisfação de ver a criançada tendo oportunidade de se divertir, aprender e crescer com o esporte. O futebol trará um grande benefício para Manhuaçu e região”.
 
O projeto é fazer intercâmbio de jogadores entre Brasil e Estados Unidos e até outros clubes do país e do exterior. Haverá investimentos também em educação, com cursos de inglês e outros campos do conhecimento.
 
O arquiteto e urbanista Cadu Marques e o engenheiro civil Victor Dutra do Studio Intervenção Arquitetura e Engenharia, que elaboraram o projeto inicial do CT, fizeram a apresentação aos presentes.
 
O projeto é contar com três campos de futebol, refeitório, alojamento, centro de saúde, academia, parte administrativa e áreas de convivência.Os jovens atletas serão monitorados de perto pelos profissionais da área esportiva, terão aulas de inglês e outros cursos.
 
“O objetivo do projeto é revelar jogadores e formar o caráter de nossos jovens através do esporte. Outras cidades já despertaram interesse pelo projeto, mas Manhuaçu foi escolhida pelo grande apoio da prefeita Cici Magalhães e meu carinho especial pela minha terra natal”, detalha Renato Valentim.
 
Integração
 
A participação dos responsáveis por projetos esportivos com crianças e adolescentes no anúncio do CT do Boston City em Manhuaçu faz parte da proposta do grupo.
 
O vice-prefeito Renato da Banca acredita que o projeto terá um alcance social de grande envergadura. “Vai ter uma vantagem enorme para a divulgação do nome da cidade, além de colocar Manhuaçu num patamar diferenciado. É um projeto sério, sem grandes investimentos do poder público e feito com pessoas comprometidas com o futuro da nossa juventude”.
 
A partir da inauguração do Centro de Treinamento, “Manhuaçu passa a ser referência no Brasil e no mundo. Esse local permitirá a inclusão social através do Esporte que sempre desejamos para o nosso povo e nossos atletas, garantiremos a integração com os projetos sociais já existentes”, conclui Renato da Banca.
 
O Secretário Municipal de Esporte, Jânio Garcia Mendes, conta que a visita aos campos e terrenos no município foi para apresentar os locais à delegação do Boston City. “Estou muito confiante que será um projeto para alavancar o esporte com a juventude e também para termos uma equipe profissional que irá representar a cidade. O time vai inspirar as crianças e adolescentes, que poderão sonhar em ser grandes jogadores de futebol. Isso tudo vai associar os benefícios do esporte com a educação, a formação da criança”, avalia.
 
Após a apresentação inicial, o projeto ainda será detalhado pela Prefeitura Municipal e o Boston City e deverá passar pela Câmara Municipal.
 
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Manhuaçu
 
Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656