Prefeitura de Manhuaçu presta contas na Câmara



 

Tamanho da fonte    




Audiência Pública para prestação de contas da Prefeitura de Manhuaçu, referentes ao primeiro quadrimestre de 2014, foi realizada na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira, 03. Além do prefeito Nailton Heringer, todo o secretariado esteve presente acompanhando apresentação feita pelos consultores Gentil Alves e Nilton Oliveira Bonifácio, da Amadeus Consultoria.

Na oportunidade, foram apresentados dados financeiros e contábeis da Prefeitura dentro do período mencionado. Para o prefeito Nailton Heringer, esta foi a oportunidade de mostrar transparência das contas públicas para os vereadores e a sociedade em geral. Ele reiterou o compromisso da administração com o erário.

(foto: Secretaria de Comunicação Social)

"Estamos cada vez mais buscando soluções para aumentar as nossas recursos. O objetivo é que possamos fazer mais obras com dinheiro em caixa. Atualmente, nossa conta está muito próxima da margem de 54% permitidos para pagamento da folha. Por isso precisamos criar alternativas para sairmos desta incômoda situação", explicou Nailton.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o município não arrecadou o que era esperado para o período. Era esperado aumento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas isso não aconteceu. "Concordamos com o Governo Federal em reduzir o IPI para estimular a indústria, porém agora ele quer repassar a conta para nós, os prefeitos, e não podemos arcar com toda esta dívida. Nos últimos cinco anos, aproximadamente 20% do FPM foi retirado dos municípios", lamentou Nailton.

Em entrevista, Nailton explicou ainda que a proposta dos prefeitos era de que o Governo Federal repassasse pelo menos 2% deste montante perdido. Porém a proposta apresentada não foi animadora. "Recebemos um balde de água fria ao ter como resposta a diluição destes 2% da arrecadação em quatro anos. Como podemos perder 20% em cinco anos e recuperar apenas 2% em quatro? Isso é uma insolvência total. O Brasil não está crescendo da forma que imaginávamos, mas temos uma equipe competente e comprometida que tenta buscar soluções para fugirmos desta situação", concluiu.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu














}