PROERD forma mais 480 estudantes em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Mais 480 educandos de escolas públicas municipais e estaduais de Manhuaçu receberam o certificado do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), durante calorosa solenidade realizada na noite desta segunda-feira, 03 de julho, na quadra do Colégio Tiradentes de Polícia Militar. O corajoso leão mascote do PROERD também prestigiou o evento e reforçou o coro das crianças em dizer NÃO às drogas e à violência nas salas de aula.
 
Foram cinco escolas atendidas neste primeiro semestre pelo PROERD na cidade: os educandários municipais EM Ponte da Aldeia e EM Camillo Felipe Nacif (B. Bom Pastor) e os estaduais EE Monsenhor Gonzalez, EE Salime Nacif e EE Cordovil Pinto Coelho. Nesta primeira metade do ano, o trabalho de instrução junto às crianças e adolescentes do 5º ano do ensino fundamental ficou por conta do Sgt. Carlos Adriano, presente à solenidade. 
 
O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência, adaptado do programa norte-americano DARE (Drug Abuse Resistence Education), surgido em 1983. Trata-se de um projeto onde os policiais militares, fardados e devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência nas salas de aula.
 
Em Manhuaçu, o PROERD atua há quatorze anos. O programa consiste em ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
 
Solenidade
 
Com a quadra tomada pelo público - convidados e familiares dos estudantes - a cerimônia teve a mesa diretora integrada pelo Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Sérvio Túlio Salazar Mariano; Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário (rep. da Prefeita Cici Magalhães); Superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães Serri; Diretora da EE Salime Nacif, Maísa Damasceno; Diretora da EM Camillo Felipe Nacif, Hilda Santos Fonseca; Chefe do Núcleo de Prevenção Ativa e Seção de Planejamento Operacional, Capitão Giovane, e o Comandante do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu, Tenente Flávio Motta. Também presentes, Tenente Suelen (rep. do Comandante da 72ª Cia. PM, Tenente Elisângelo Robson Xavier), e Presidente do Comsep (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social), Flávio Lacerda.
 
Redações premiadas
 
No decorrer da solenidade foram anunciadas e premiadas as redações de estudantes de cada uma das cinco escolas atendidas pelo programa no primeiro semestre deste ano. Foram condecorados os educandos: Kelen Camila Pêgas Assunção (EM Ponte da Aldeia), Jaine Maria Marciel Machado (EM Camillo Felipe Nacif), Rodolfo Luiz Torres (EE Monsenhor Gonzalez), Eduarda Salviette (EE Salime Nacif) e Pedro Andrade Ferreira (EE Cordovil Pinto Coelho).Também houve homenagem para os professores e o juramento dos estudantes.
 
Os trabalhos com os estudantes do 5º ano terão sua continuidade na cidade neste segundo semestre, sob a coordenação do Sgt. Edmar. 
 
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu













}