Profissionais de enfermagem recebem treinamento para testes de DST



 

Tamanho da fonte    




Os testes rápidos de DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, atualmente disponibilizados na Policlínica Municipal Doutor Jorge Hannas, no Centro, vão passar a ser feitos em breve também nas Unidades Básicas mantidas pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, em todo o município. 
 
Para preparar a mudança os profissionais de enfermagem participaram de cursos e nesta segunda-feira, 15/08, passaram por treinamento e esclarecimento de dúvidas com a coordenação da Policlínica Municipal e equipe técnica da GRS – Gerencial Regional de Saúde de Manhumirim.
 
Estiveram envolvidos no treinamento 21 profissionais de enfermagem das 19 equipes de ESF – Estratégia de Saúde da Família e ainda da Unidade Básica de Saúde do Bom Pastor e do PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Realeza. Além de orientações sobre formas de abordagem e preenchimento de documentação, foram feitos os testes rápidos aplicados entre os próprios participantes do treinamento. 
 
Os testes rápidos para Sífilis Hepatite B e Hepatite C, além de HIV, são exames cuja metodologia permite a detecção de um anticorpo em menos de 30 minutos. Com baixo custo operacional, os testes são altamente sensíveis e específicos de simples aplicação, manuseio e interpretação. A implantação na atenção primária visa a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico. 
 
Avanço da doença
 
A representante da GRS, Raquel Assad Feres, Referência em Hepatites Virais e Sífilis, destacou que dados recentes apontam um aumento expressivo no número de casos notificados de Sífilis em gestantes e sífilis congênita, em torno de 590 por cento. “O teste rápido, não só para gestantes, da oportunidade a população como um todo de detectar a doença e ter acesso aos exames e tratamento rápido disponibilizado também pelo SUS para não deixar essa cadeia de transmissão se propagar” - destacou. 
 
Para Helena Cotrim Furtado Albuquerque, Referência técnica do programa de DST AIDS da Gerencia Regional de Saúde, a ampliação do serviço vai dar mais oportunidade à população. “A partir do momento que tem um atendimento e diagnóstico precoce ele também vai ter um tratamento mais rápido e com isso uma melhor qualidade de vida, além de diminuir a possibilidade de transmissão dessas doenças para outras pessoas.
 
Manhuaçu possui o SAE – Serviço de Atendimento Especializado e CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, referência para 23 municípios da região, responsáveis pela ampliação do serviço para as 21 unidades básicas de Saúde. Posteriormente, de acordo com a disponibilidade, o serviço deverá ser estendido aos demais municípios. Além de Manhuaçu, na área da GRS de Manhumirim, que compreende 34 municípios, o SAE CTA é disponibilizado também em Carangola, sendo responsável por outros 11 municípios.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu
 
Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656













}