Reunião do CMS: Hospital Municipal, vacinação antirrábica e outros assuntos importantes



 

Tamanho da fonte    




Conselheiros de Saúde de Manhuaçu se reuniram na quarta-feira, 13/06, como de costume no auditório da Secretaria de Saúde. A sessão ordinária foi presidida pelo presidente Dr. Sebastião Adão de Andrade.
 
Hospital municipal
 
O encontro começou com a leitura de ata da reunião anterior, em seguida a Secretária de Saúde Dra. Karina Gama dos Santos Sales, informou aos conselheiros sobre a iniciativa da Administração Municipal de criar um novo hospital em Manhuaçu, conforme anunciado na semana passada pela Prefeita Cici Magalhães, em reunião de Câmara de Vereadores. A Secretária disse que a meta é utilizar a estrutura física da secretaria construída para o antigo Hospital Evangélico. O objetivo é oferecer mais leitos SUS para os usuários do Sistema, desafogando a UPA. Todo o andamento foi explicado aos conselheiros que reforçaram a importância da iniciativa e parabenizam a Administração.
 
Pacto Interfederativo
 
Em seguida a Secretária apresentou o Pacto Interfederativo de 2018 com a apresentação das metas de pactuação propostas pela Secretaria de Estado da Saúde e aquelas definidas pelo município. O Pacto foi aprovado pelos conselheiros.
 
Campanha contra raiva
 
Foi anunciado início da campanha de vacinação contra raiva animal em Manhuaçu para o dia 20 de junho. Devem ser imunizados cães e gatos. A secretária Karina Gama pediu que os conselheiros ajudem na divulgação da campanha em suas localidades.
 
Outros importantes assuntos
 
Conselheiro Dilson Dutra questionou o que pode ser feito de campanha junto a pessoas que se utilizam da prostituição como trabalho no município, tendo em vista a não proliferação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A conselheira Kellem Miranda, vice-presidente do CMS, explicou as campanhas acontecem nas unidades de saúde rotineiramente.
 
Conselheiro Jadir Nunes solicitou à Secretaria de Saúde informações sobre o canil municipal e como está o processo de reforma do mesmo, além do gasto do município com zoonoses. O mesmo conselheiro também destacou a necessidade de liberação de recursos antecipados para viagem de conselheiros para cursos, capacitações e eventos afins, tendo em vista que muitos podem não possuir condições de esperar a restituição do dinheiro gasto. A Secretária Dra. Karina Gama explicou como se dá este processo com base em Lei Municipal. O conselheiro solicitou a apresentação da referida Lei na próxima reunião. Ainda sobre este tema, o presidente do CMS, Dr. Sebastião Andrade, informou que os conselheiros que participarem de eventos custeados deverão apresentar relatório e multiplicar as informações recebidas para os demais.
 
A conselheira Gleisa Otoni, de Vilanova destacou o funcionamento da nova equipe de ESF implantada no Distrito de Vilanova, onde também está sendo construída a sede própria que irá abrir as duas equipes de ESF. A conselheira frisou a importância e a alegria da comunidade parabenizando a Administração.
 
Milton Filgueiras falou de sua alegria com o anúncio da retomada nos próximos dias das obras de construção da unidade de saúde do Bairro São Vicente, sonho antigo de toda a comunidade. Conselheiros Jadir Nunes sugeriu que as comissões do CMS acompanhem mais de pertos as construções.
 
Conselheiro Fernando Rocha de Jesus anunciou a realização de uma campanha pela vida para arrecadar donativos diversos para atendidos nas unidades de recuperação do CAPS AD de Manhuaçu. Recentemente a ação aconteceu na unidade do Bairro Santo Antônio. Mais informações nas unidades de ESF.
 
Assessoria de Imprensa do CMS













}