Samal busca providências para incêndios criminosos e danos ambientais



 

Tamanho da fonte    




O SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana) da Prefeitura de Manhuaçu está tomando providências para a questão dos incêndios criminosos que tem ocorrido com frequência na usina de triagem do lixo, na parte alta da cidade, próximo ao Clube do Sol (margens da BR-262, sentido Reduto). Atualmente, a usina recebe diariamente cerca de noventa toneladas de lixo, geradas pela população de Manhuaçu.
 
Nos últimos dias, a equipe do SAMAL, coordenada pelo Diretor Eron Elias, esteve mobilizada, a ponto de solicitar apoio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, para conter as chamas de incêndios que ocorreram três vezes em uma única semana. O trabalho envolveu ainda a participação de policiais do meio ambiente e a utilização de máquinas da Secretaria de Obras.
 
Outra atividade também executada recentemente foi a construção e reaberturas de caixas de contenção de chorume e enxurradas no acesso que interliga a usina à rodovia.
 
Uma das dificuldades constatadas é que, no local, há vários anos, grupos de pessoas tem ateado fogo no lixão, com o intento de localizar mais rapidamente as latas de alumínio – que tem valor no mercado como material reciclável. 
 
Ainda quanto ao aspecto social, o SAMAL apoia os trabalhos desenvolvidos pela ASCAMARE (Associação Manhuaçuense de Coletores de Materiais Recicláveis). Nesta instituição, os associados atuam no recolhimento de recicláveis por toda a cidade, em veículos, dias e horários distintos da equipe da SAMAL. 
 
É importante que a população colabore com a separação residencial daquilo que é destinado ao lixo e respeite os horários de recolhimento diário. 
 
Para um melhor entendimento desta separação, compreende-se como material recolhido pela equipe Ascamare (caminhão amarelo), objetos limpos e secos, como: cadernos, livros, jornais, papéis e papelão, papel de fax, impressos em geral, embalagens longa-vida, PET, sacolas plásticas, papel alumínio ou isopor, vasilhames descartáveis, embalagens de produtos de limpeza e de cosméticos e materiais metálicos em geral. A equipe do SAMAL é responsável pelo recolhimento do lixo orgânico e rejeitos.
 
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu













}