Samal e Secretaria de Obras fazem limpeza geral na cidade



 

Tamanho da fonte    




Uma força tarefa está em ação para livrar Manhuaçu do lixo e entulhos acumulados nas ruas, praças e lotes vagos desde o final do ano passado. O trabalho é coordenado pelo SAMAL e Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu.
 
O diretor do SAMAL, Eron Elias, explica que o trabalho começou assim que as equipes diagnosticaram o problema e identificaram os pontos mais críticos. Logo na primeira semana do novo governo, equipes começaram a fazer a limpeza na Ponte da Aldeia e no distrito de São Pedro do Avaí. Em toda a cidade, há locais afetados pelo despejo irregular de entulhos e lixo.
 
Caminhões e tratores e uma equipe de servidores do SAMAL e da Secretaria de Obras foram designados para o trabalho. Vários locais já foram limpos, como a capina do Córrego Coqueiro Rural, perto da delegacia, a limpeza da escadaria do bairro Petrina e a retirada de entulho e lixo em vários bairros, como Engenho da Serra, São Vicente, Petrina, Centro e Nossa Senhora Aparecida.
 
Além da retirada do lixo e entulho que estão acumulados, serão efetuadas a capina, limpeza dos córregos e pintura de vários trechos da cidade e distritos.
 
Eron Elias conta que equipes estão fazendo a capina mecanizada (roçadeiras que foram recuperadas), retirada da sujeira e desobstrução de calçadas e ruas.
 
A retirada de entulhos está sendo feita em vários pontos. “É material que estava sendo descartado de forma clandestina e sem a preocupação com o ambiente. Encontramos vários locais em que o lixo foi colocado na rua, amontoado, junto com entulho, galhos e restos de construção”, afirma o diretor do serviço de limpeza urbana.
 
Além da força tarefa montada, o SAMAL mudou horários de coleta de lixo, implantou um serviço de fiscalização e monitoramento da limpeza e retomou a varrição das ruas no sábado e o recolhimento de lixo aos domingos nas áreas comerciais.
 
População
 
O diretor Eron Elias agradeceu a confiança da Prefeita Cici Magalhães e a parceria da equipe e colaboradores da Secretaria de Obras. Ele diz que o mesmo serviço será levado aos distritos.
 
Ainda na entrevista, Eron Elias ressalta a importância da população abraçar a causa e ajudar nos cuidados com a cidade: “Coisas simples podem ser feitas pelos moradores e que ajudam muito, como colocar o lixo para fora no horário correto da coleta, evitando lixos espalhados nas ruas. É preciso que a população também colabore com a limpeza. Vamos deixar Manhuaçu mais bonita”, disse.
 
Segundo ele, as ações do SAMAL podem ser notadas pelas ruas, que estão mais limpas. “Os funcionários estão muito empenhados, o serviço tem dado certo e a população tem elogiado a maneira de trabalhar da nova administração. Precisamos do apoio de todos para manter a cidade bem cuidada”, completa Eron Elias.
 
Mudanças para melhorar o serviço
 
Outra mudança que está sendo realizada pela nova administração do SAMAL é quanto à coleta de lixo. “Estamos promovendo a mudança de horários dos caminhões na área central da cidade e nos bairros. O objetivo é realizar um serviço mais eficiente, com o mínimo de transtorno possível, tanto para o trânsito, como para os moradores de bairros e distritos”, destaca o diretor.
 
Secretaria de Comunicação Social / Prefeitura de Manhuaçu













}