SAMAL irá promover limpeza do Rio Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




A tão esperada limpeza do Rio Manhuaçu está prestes a acontecer. Isso porque o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana (SAMAL), Kilder Perígolo, juntamente com o assessor jurídico da Autarquia, Filipe Segall Tavares, protocolaram, nesta terça-feira, 21/10, projeto de lei 63/2014, que visa à contratação temporária de servidores públicos para que possam dar início à revitalização das margens do rio.
 
Segundo o diretor do SAMAL, "desde que assumimos a Autarquia vinha conversando com as pessoas nas ruas e me alertaram que uma das prioridades era a limpeza do nosso Rio Manhuaçu. É um importante ecossistema da nossa cidade. Com a baixa quantidade de chuva e a sujeira em que se encontra o rio, víamos vários peixes morrendo. Mas acredito que com esse projeto de lei vamos sanar o problema", comentou.
 
De acordo com o que consta no projeto de lei, fica alterado o número de vagas do concurso público 01/2014 para a função de auxiliar de gari. Haverá aumento de 56 para 76 vagas. Para ocupá-las, o SAMAL seguirá rigorosamente a lista se suplentes do concurso público.
 
Os 26 cargos temporários serão contratados até o dia 31 de dezembro de 2014. Destes, dez serão preenchidas para a realização da limpeza dos rios e córregos na cidade e nos distritos. Os outros 16 estarão disponíveis para exercer trabalho na usina de reciclagem.
O projeto de lei foi protocolado na Câmara de Vereadores e pode entrar em pauta já nesta quinta-feira, quando haverá reunião.
 
Limpeza de córregos
 
Para proporcionar tranquilidade aos moradores dos distritos, onde o pequeno córrego passa silenciosamente com um volume de água considerável, está recebendo a limpeza promovida pela Prefeitura de Manhuaçu. Há bastante tempo, os moradores e vereadores desses dos distritos começaram a reivindicar a limpeza dos córregos, para evitar transbordo no período de chuva.
 
O trabalho está sendo coordenado pelo Secretário Municipal de Agricultura, o agrônomo Sandro Tavares em parceria com a Secretaria de Obras, a fim de que as ações sejam mais rápidas a considerar que em todos os distritos, o trabalho será realizado para atender uma grande demanda.
 
Sobre o Rio Manhuaçu, Sandro argumentou que "já temos a liberação para promovermos a limpeza, porém é prudente que aguardemos o nível da água aumentar. Já enviamos a comunicação à SUPLAN e, agora esperamos que haja contratação de pessoal por parte da prefeitura,  para a execução desse processo de limpeza", disse Sandro Tavares.
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu