Santo Amaro terá projeto-piloto para proteção do menor



 

Tamanho da fonte    




Ações em conjunto visando a proteção de crianças e adolescentes de mazelas sociais como a pedofilia, prostituição e as drogas fazem parte de um projeto-piloto que está decolando em Santo Amaro de Minas. No último dia 10, foi realizada reunião que contou com a participação da Vereadora Aponísia Reis, representantes do Comissariado de Menores, Conselho de Direitos, Comando da 229a Cia. PM, Diretoria da EM Rita Clara Sette, Ass. de Moradores de Santo Amaro de Minas e da Uniconsta, além de lideranças religiosas e comunitárias.  

Recentemente, a Polícia Civil registrou ocorrências relacionadas à pedofilia na comunidade, inclusive com a prisão dos envolvidos. Esta reunião teve a proposta de debater e formular ações de proteção aos menores, por meio de mobilização conjunta da sociedade, com a chamada Rede de Garantia dos Direitos Violados da Criança e do Adolescente.

O Coordenador do Comissariado de Menores, Flávio Lacerda, evidenciou a vulnerabilidade a que estão sujeitos os menores, além de explanar sobre o funcionamento do trabalho em rede e a importância da participação de todos. “O distrito de Santo Amaro de Minas será agraciado com um projeto-piloto, que será acompanhado pela Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Manhuaçu”, destacou.

No primeiro encontro com a comunidade, foram sugeridos como “dever de casa” ou passos a serem dados neste primeiro planejamento: consolidar a rede integrada, implantar programas para à criança e o adolescente, como o GDS (Guardiões de Defesa Social) – da Polícia Militar- e “Amor Exigente” - que tem como objetivo agregar as famílias. "Primeiramente ouvimos para as lideranças. Também elaboramos um cronograma para as ações em rede, pois, queremos o melhor para o distrito. A próxima comunidade a ser visitada será o Distrito de Vilanova", anunciou Flávio Lacerda.

A diretora da EM Rita Clara Sette, Cláudia Mayrinck, frisou a necessidade de os moradores deixarem de lado o silêncio e a omissão, pois, isso facilita que muitas coisas deixem de ter solução.
(foto: Assessoria de Comunicação)

Para a Vereadora Aponísia dos Reis, moradora da comunidade e apoiadora desta mobilização, a presença das lideranças no encontro pode ser definida como um passo relevante, onde as sugestões importantes foram dadas para a defesa dos direitos da criança e do adolescente. De acordo com Aponísia, o Comissariado de Menores manifestou o interesse de se reunir no distrito, para ouvir as reivindicações dos moradores. “Entendemos que a prioridade esteja relacionada à Educação, Esporte e Lazer acessíveis às famílias. É fundamental a participação de todos os moradores para estabelecermos uma positiva troca de informações e discussão de ideias para que o projeto seja fortalecido, desde o seu início”, comentou Aponísia.
(foto: Assessoria de Comunicação)

A próxima reunião ocorrerá no dia 07 de fevereiro, às 19h, no prédio onde funciona a agência de Correios, em Santo Amaro de Minas.

Assessoria de Comunicação