Secretaria de Saúde regulariza carga horária de médicos nos PSFs



 

Tamanho da fonte    




A Secretaria de Saúde de Manhuaçu está promovendo mudanças nos atendimentos das unidades do Programa de Saúde da Família. Os médicos passaram a cumprir jornada de oito horas diárias. O objetivo é garantir o atendimento humanizado à população com eficácia, atenção e qualidade.
 
Desde o início de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde esta trabalhando para instalar o atendimento médico nos PSFs com uma carga horária de oito horas diárias, perfazendo 40 horas semanais conforme rege o contrato assinados pelos médicos. Foram realizadas reuniões explicando essa situação e há uma recomendação do Ministério Público nesse sentido também.
 
A jornada desses profissionais é disciplinada pela Portaria do Gabinete do Ministro do Ministério da Saúdenº 2488/2011.
 
Na jornada de 40 horas deve-se observar a necessidade de dedicação mínima de 32 horas da carga horária para atividades na equipe de Saúde da Família podendo, conforme decisão e prévia autorização do gestor, ser dedicada, até, oito (08) horas do total da carga horária para prestação de serviços na Rede de Urgência e Emergência ou para atividades de apoio e especialização / educação em saúde.
 
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama, uma das determinações da prefeita Cici Magalhães foi quanto ao atendimento prioritário à população. “Desde o início do ano vínhamos negociando com os médicos o cumprimento da carga horária de 8 horas diárias. 
Alguns médicos, vendo a impossibilidade de cumprir com a determinação, pediram demissão e fomos obrigados a contratar novos médicos. Este processo demorou um pouco, o que causou um atraso no atendimento à população”, explica a secretária.
 
Atendimento Normalizado
 
Durante a última semana todas as contratações e remanejamentos de médicos foram finalizadas e o atendimento está normalizado. “Todas as contratações foram acompanhadas de perto por mim e as assinaturas aconteceram aqui no gabinete e fiz questão de orientar aos médicos que a nossa prioridade é o atendimento humanizado à população, com dedicação, educação e respeito. A parte clinica também foi analisada quanto ao desempenho de cada um e sabemos que são todos competentes, por isso acreditamos no trabalho de cada um deles”, completa.
 
Apenas o PSF do bairro Nossa Senhora Aparecida ainda aguarda a definição do novo médico. “Estamos tendo o cuidado de contratar os novos médicos com a clareza do papel da estratégia de família, a obrigatoriedade de tratar todas as pessoas com respeito e dignidade, de serem acolhedores. É a marca do governo da nossa Prefeita Cici Magalhães: tratar as pessoas bem. 
Queremos um atendimento de qualidade e acima de tudo humanizado”, pontua Karina Gama.
 
Além disso, a área de atenção primária, que cuida dos PSFs tem uma nova coordenadora. 
 
Nova coordenadora de atenção primária – pessoa que tem longa experiência na área. Marizy Vasconcelos foi nomeada para assumir a função de Coordenadora de APS (Atenção Primária à Saúde). “Ela tem muito projetos e está acompanhando as contratações e visitando as Unidades Básicas de Saúde. Teremos, nesses quatro anos, uma retomada da atenção primária com muito mais qualidade, mais eficiência e maior acesso a todos os usuários do SUS”, ressalta a secretária Karina Gama.
 
Saúde de Referência
 
Ainda sobre a mudança nos PSFs, Karina Gama ressaltou que é preciso um pouco de paciência dos usuários. “Com essa mudança, os médicos vão garantir mais assistência para que as pessoas não fiquem tanto tempo nas filas. Lógico que estão dando atenção, fazendo um atendimento diferenciado e isso demora um pouco mais. Peço a paciência da população nessa fase inicial de mudança”, afirma.
 
Karina Gama reforçou a preocupação do governo municipal para que a saúde seja totalmente reformulada. “Faremos o que estiver ao nosso alcance para não deixar a população sem assistência. É uma situação que vem de muitotempo e que tem de ser resolvida. Queremos que a saúde seja referência para todos e verdadeiramente disponível para a nossa população”, finaliza.
 
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Manhuaçu
 
Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656













}