Secretaria de Saúde tem importantes avanços em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




Em recente prestação de contas referente ao 1º quadrimestre deste ano, na audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou importantes avanços no que se refere ao atendimento à população, investimentos em construção e reformas de UBS (Unidades Básicas de Saúde) e de ambientes de atendimento da Secretaria, aquisição e reparo de equipamentos e novos credenciamentos junto aos órgãos governamentais para a contratação de mais profissionais de Saúde, entre outras conquistas. 
 
Nas UBS, mais pessoas atendidas
 
Durante a audiência, foram apresentados comparativos sobre os atendimentos realizadosnos 1º quadrimestres deste ano e de 2016. No geral, os atendimentos aumentaram 24% (de 197.766 p/ 245.511), sendo os setores: Atenção Básica (de 136.818 p/ 175.836); Média Complexidade (51.462 p/ 58.186); Alta Complexidade (2.764 p/ 2.784) eAtendimentos que não se aplicam às modalidades anteriores (6.762 p/ 8.705).
 
Aliviando a UPA
 
Os dados também mostraram que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) atendeu menos pessoas de Manhuaçu, em comparação ao mesmo período do ano passado, o que é entendido como reflexo do cumprimento da jornada de oito horas diárias, por parte dos médicos, nas unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família). No primeiro quadrimestre do ano passado, foram atendidos 20.865 manhuaçuenses. Este ano, o número caiu para 18.090 (13,3%).
 
No quadro de atendimento regional prestado pela UPA, os pacientes de Manhuaçu representam 73% dos atendidos. Na sequência, têm-se os pacientes de Reduto (4,6%), São João do Manhuaçu (3%), Martins Soares (2,9%), Simonésia (2,2%), Caputira (2,1%), Durandé e Luisburgo (2%), Santana do Manhuaçu (1,1%), Lajinha (0,8%), São José do Mantimento e Chalé (0,7%), Manhumirim (0,6%), Matipó e Ipanema (0,5%), Santa Margarida (0,4%), Conceição de Ipanema e Mutum (0,3%), Pocrane (0,2%), Alto Jequitibá e Taparuba (0,1%) e Abre Campo e Alto Caparaó (0%, com oito e quatro atendimentos no período, respectivamente).
 
Pacientes de outras cidades mineiras totalizaram 0,9% e de outros estados também apresentaram o índice de 0,9%.
 
Mais de R$ 1,5 milhão licitado para compra de equipamentos
 
Dra. Karina Gama, apresentou ainda os avanços consolidados com a nova Administração, como a reorganização de toda a secretaria; investimentos em infraestrutura; reforma no setor de Reabilitação e de Fisioterapia; renovação de contrato das UBS alugadas, somente após atendimento das adequações solicitadas pela equipe técnica; o breve início das reformas das UBS Ponte do Silva, Nossa Senhora Aparecida e São Pedro do Avaí; construção das UBS Vilanova e Dom Corrêa (Programa Requalifica UBS) e UBS São Vicente e Santa Luzia (recursos próprios); aquisição de 112 equipamentos, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho e bengalas, entre outros, e reparos de 15 autoclaves, 30 esfignomanômetro, sonar, foco, glicosímetro, 30 aparelhos de nebulização, três computadores e15 ventiladores. Além disto, mais de R$ 1,5 milhão já foram licitados para a aquisição de equipamentos, o que inclui a compra de novo aparelho de Raios-X digital. Um carro já foi adquirido para Atenção Primária à Saúde.
 
Entre os trabalhos já realizados este ano, destacam-se a ação imediata para combate à febre amarela; redução significativa dos casos de dengue, considerando que em 2016, foram registrados 1672 casos da doença e este ano, apenas 05; cumprimento da carga horária, de acordo com a Legislação vigente; ampliação da cobertura do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), plantão presencial no laboratório municipal, assistência ortopédica aos pacientes da UPA, com visitas diárias; melhoria do acesso aos serviços de ultrassonografia,além de implantação do PEP e de atendimento da nutricionista na Policlínica.Dra. Karina anunciou ainda o credenciamento de unidade de cuidados Intermediários Neonatais e solicitações de melhorias como a construção de duas novas unidades de ESF (Bom Pastor e Vilanova), mais 26 Agentes Comunitários de Saúde, reivindicação de equipe de Saúde Prisional, além de solicitações para credenciamento de Neurocirurgia e de Maternidade de Alto Risco.
 
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu
 
Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656













}