Secretaria Municipal de Saúde em ação no Dia Nacional de Combate ao Fumo



 

Tamanho da fonte    




A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e  da Estratégia Saúde da Família (ESF) realizou na manhã desta terça-feira, 29/08, no coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho, algumas ações no dia Nacional de Combate ao Fumo. Os profissionais distribuiram folders com várias informações relevantes sobre o tabagismo, aferiram pressão arterial e conscientizaram as pessoas sobre a vantagem de não fumar. Para aqueles que fumam, uma frase afixada chamava a atenção de que "viver bem é viver com saúde".
 
Levantamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. 
 
Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. 
 
Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
 
Outro ponto observado pelos profissionais do  NASF e ESF quanto ao malefício do cigarro, é que as pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia.
 
A Secretária Municipal de Saúde, Dra.Karina Gama dos Santos Sales participou da mobilização no centro da cidade, e disse que a cada dia o trabalho de conscientização será  importantíssimo, para que a população saiba prevenir certas doenças. "A pessoa precisa entender que o uso do cigarro faz muito mal.As equipes NASF e ESFs não medem esforços, para estarem falando com as pessoas, levando informações para que todos tenham saúde",disse secretária de saúde,  Dra. Karina Gama dos Santos Sales.
 
Eduardo Satil/Assessoria de Comunicação SMS













}