Secretária Municipal de Saúde faz balanço e destaca conquistas



 

Tamanho da fonte    




Em apenas oito meses de gestão, a Secretaria Municipal de Saúde tem alcançado índice relevante no atendimento aos munícipes. A estrutura da saúde no município de Manhuaçu está avançando, ganhando visibilidade, população sendo bem atendida, e a cada dia a prefeita Cici Magalhães tem se desdobrado para buscar recursos para a área da saúde. O deputado João Magalhães também tem canalizado recursos através de emenda parlamentar, a fim de que o município consiga oferecer condições necessárias para atender a população. Por outro lado, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, não tem medido esforços para dinamizar as ações e as melhorias nos ESFs, UBS e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
 
Durante entrevista no programa Show da manhã, sob o comando do radialista Moreira Lopes, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales disse que a estrutura da saúde no município está mudando diariamente. Segundo a secretária, a humanização na gestão em saúde tem sido fundamental, para que o usuário se sinta bem. Para isso, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) recebeu na tarde desta terça-feira, 29/08, um caminhão de equipamentos para o atendimento de qualidade e humano.
 
Ao falar sobre a atenção primária, disse que o trabalho de conscientização é feito pelos agentes de saúde diariamente, a fim de prevenir as doenças. "Hoje precisamos agir, sermos proativos no trabalho, para que o resultado venha de imediato. A parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, CRAS e CREAS tem auxiliado bastante no trabalho intersetorial", comenta a secretária de saúde, Karina Gama. O trabalho do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizado nas escolas tem feito a diferença para excelentes resultados.
 
Sobre a situação de pessoas usuárias de drogas, a secretária de saúde disse que está trabalhando para que haja a ampliação do serviço prestado pelo CAPS AD, que passará para o atendimento 24 hs. às pessoas que são dependentes.
 
REDE DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA E SAMU NO MUNICÍPIO
 
Buscando sempre o acolhimento com classificação de risco e resolutividade, a organização da Rede de Urgência e Emergência (RUE) tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.
 
A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales disse que já houve discussão para a instalação do SAMU no município, bem como a Rede Urgência/Emergência já foi tema de reunião, para a criação do consórcio dos municípios e o bom funcionamento. “O que a prefeita Cici Magalhães quer é atendimento digno, fazer com que a saúde no município seja referência. Busco um pacto cooperativo entre as instâncias de gestão e governança, para garantir os investimentos e recursos necessários a esta mudança”, relata Dra. Karina Gama dos Santos Sales.
 
Eduardo Satil- Assessoria de Comunicação SMS













}