Serviço inédito de prótese dentária beneficia moradores de Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, apresentou nesta quinta-feira, 16, ao Prefeito Nailton Heringer, o inédito Serviço de Prótese Dentária Total, implementado no Centro de Especialidades Odontológicas, em Manhuaçu.
 
Em funcionamento desde o mês de fevereiro deste ano, o serviço já atendeu até este mês de junho um total de 59 pacientes. Ao todo já foram fornecidas 104 próteses no período. “O número já é um resultado muito bom e ver a felicidade das pessoas atendidas a partir da prótese, então é altamente satisfatório” – comentou o prefeito Nailton Heringer.
 
Segundo o coordenador da Saúde Bucal, Keller Filgueiras, quando assumiu o setor, no início do governo Nailton Heringer, percebeu que o serviço de prótese já existe em diversos outros municípios. “Conseguimos em 2014 iniciar o processo para implantação e efetivamente o funcionamento começou agora em fevereiro de 2016” – afirmou. 
 
O serviço, segundo Keller Filgueiras, já poderia existir em Manhuaçu desde 2003, quando foi criado pelo Governo Federal, que paga 100% da prótese, cabendo ao município apenas a montagem da equipe. “É graças ao apoio de Nailton Heringer que a odontologia consegue fazer o que tem que ser feito porque ele entende que é uma necessidade assim como tantas outras da população” – completou Keller.
 
O setor de Saúde Bucal tem avançado em Manhuaçu. Até 2013 o município possuía apenas três equipes para atendimento à população. Somente no governo Nailton Heringer foram implantadas mais cinco equipes, inclusive nos distritos distantes de Dom Correia e Vilanova. O Centro de Especialidades Odontológicas também está em pleno funcionamento e agora o serviço inédito de Prótese Odontológica atende à demanda.
 
Durante a apresentação do serviço, o coordenador da Saúde Bucal, Keller Filgueiras, agradeceu o apoio do secretário de Saúde, José Rafael, e destacou a sua equipe que presta o atendimento, formada pelo Cirurgião-dentista Alvaro Magalhães e a assistente Kelem Marques Teixeira. Através de licitação, foram feitos os credenciamentos de dois laboratórios de próteses que fazem a parte técnica do serviço. Keller também agradeceu ao apoio de Márcia e Glaucilene, que integram o setor de licitação.
 
Usuários satisfeitos
 
Duas pessoas beneficiadas com próteses participaram da apresentação do serviço. A moradora do Engenho da Serra, Maria Barbosa, foi atendida primeiramente pela equipe do ESF do Bairro. “Muita gente perguntou se iria ficar bom. Eu falei que vai, eu confio, e agora o problema já está resolvido, estou feliz, não tem defeito nenhum, graças a Deus” – destacou. 
 
Nadir Estanislau, residente na rua Olímpio Vagas no centro, disse que está se acostumando com a prótese. “Está muito melhor, eu estou feliz, posso sorrir decentemente. Quando chegou convocação do posto eu não acreditei porque nem havia feito pedido algum, fui até lá, já havia data marcada para os exames, foi feito o molde e depois a prótese” – completou.
 
O secretário de Saúde, José Rafael de Oliveira lembrou que ver a satisfação da Nadir e da Maria Barbosa a partir da prótese é muito bom e mais uma grande conquista do governo Nailton Heringer com uma saúde bucal como nunca antes teve.
 
Não existe fila de atendimento para o serviço de prótese. Segundo o coordenador Keller Filgueiras, os agentes comunitários de saúde que atuam nos ESFs realizaram um levantamento de casa em casa averiguando as necessidades para que sejam priorizadas no atendimento.
 
Quando essa demanda reprimida há anos acabar, o serviço de prótese odontológica mantém o funcionamento complementar ao de extração de dentes. “O ideal é que quando a pessoa chega para atendimento no serviço odontológico, ao extrair os dentes, já entra naturalmente no serviço de prótese como já existe em Manhumirim funcionando há mais de oito anos” – destacou Keller acrescentando que muito mais que uma proposta de governo, esse é um resultado social importante para a população.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu