Setor odontológico inaugura consultórios em bairros da cidade



 

Tamanho da fonte    




"Parar nunca, retroceder jamais": a expressão é do prefeito Nailton Heringer durante a inauguração dos consultórios odontológicos, na noite da última quarta-feira, 12, nos Bairros Nossa Senhora Aparecida e Petrina, na mesma estrutura onde funciona a Estratégia Saúde da Família (ESF). A solenidade de inauguração contou com a participação do prefeito, secretários municipais, funcionários dos ESF's e moradores dos bairros assistidos.

Nesses dois lugares, o atendimento já estava acontecendo desde outubro do ano passado, onde moradores dos bairros adjacentes também recebiam o atendimento na área de saúde bucal. O que faltava era somente a inauguração, para que cada comunidade pudesse ficar sabendo de mais essa conquista.

Para montar os dois consultórios odontológicos que estavam parados há bastante tempo, foi necessário um esforço em equipe, para encaminhamento de documentação aos órgãos superiores para a liberação de tudo que estava amontoado.

De acordo com o prefeito Nailton Heringer, desde o ano de 2004, a vontade dos profissionais da área para garantir uma assistência eficaz às pessoas era enorme, mas esbarrava sempre na burocracia. “Todos os profissionais queriam trabalhar, mas preferiram deixar tudo encaixotado e a população sem o atendimento básico e necessário para a saúde bucal. Agora é diferente e, vamos apoiar e dar suporte ao Setor de Odontologia do SUS para a abertura de novos consultórios odontógicos em outros bairros da cidade”, ressaltou Nailton Heringer.

No Bairro Nossa Senhora Aparecida, os moradores ficaram felizes ao ouvirem o compromisso da administração municipal com a comunidade. O pastor José Lino Mendes da Silva, morador do bairro disse da satisfação em participar do momento de conquista para os moradores, que sonhavam com o atendimento odontológico no ESF. “Agora todos nós, podemos comemorar, pois temos algo importante para as nossas famílias. Esperamos que todos puder valorizar o que está sendo entregue aqui”,falou.

(foto: Manhuacu.com)

O Secretário Municipal de Saúde, José Rafael de Oliveira Filho, que há 29 anos trabalha na área como cirurgião dentista não conseguiu esconder seu otimismo ao lado dos demais profissionais, que estarão atendendo a demanda. O secretário se emocionou ao lembrar que, ao chegar a Manhuaçu sempre observava a carência na área da saúde bucal e, às vezes o sonho ficava sufocado. “Hoje, como secretário de saúde, profissional da área, bem o prefeito Nailton Heringer torna-se mais fácil para discutir e colocar em prática nossos projetos. Daremos todo o suporte o coordenador, a fim de que outros bairros também recebam assistência na área da odontologia. A saúde bucal merece toda a nossa atenção”, ressaltou José Rafael.

(foto: Manhuacu.com)

O coordenador do Setor da Saúde Bucal do SUS, Dr.Keller Filgueiras explica que foi feita adequação seguindo as exigências, para que a população possa receber atendimento de qualidade. Segundo ele, hoje são 19 PSFs e naturalmente deveria existir o mesmo número de equipes da saúde bucal,mas ao avaliar o avanço nesse aspecto,  considera que veio no tempo certo. Mais três equipes estão sendo montados e, em pouco tempo mais três consultórios odontológicos serão entregues à população. “O prefeito faz questão que tenhamos 100% de atendimento na Estratégia Saúde da Família. Hoje, o prefeito, o secretário de saúde e o coordenador são profissionais da área, o que possibilita que a humanização no atendimento à saúde bucal”, pondera o coordenador do setor, Keller Filgueiras.

(foto: Manhuacu.com)

Manhuacu.com














}