Simpósio de Cafeicultura começa nesta quarta-feira



 

Tamanho da fonte    




O 18º Simpósio de Cafeicultura de Montanha começa nesta quarta-feira, 19, no Parque de Exposições de Manhuaçu. O principal objetivo do evento é divulgar resultados de pesquisas e informações sobre cultivo, beneficiamento, qualidade e comercialização de café, além de novidades sobre mercado, tecnologia e marketing do setor cafeeiro por meio de palestras, cursos rápidos, debates e dia de campo.

Você poderá ver a cobertura ao vivo do evento em ÚLTIMAS NOTÍCIAS na lateral direita da home page

Dos vários temas que serão apresentados, muitos contemplam tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, como “Mapa de Qualidade nas Matas de Minas", palestra a ser apresentado pelo superintendente do Centro de Excelência do Café das Matas de Minas, José Luiz Rufino, e pelo consultor de Cafés Especiais Sérgio Cotrim D’Alessandro; “Cooperativismo: uma opção de desenvolvimento sustentável das Matas de Minas”, palestra do professor do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa – UFV Roberto Max Protil; “Broca do Café: novo controle”, do pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig Júlio César de Souza e “Sistemas mecanizados para colheita na cafeicultura de montanha”, do professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV Mauri Martins Teixeira.

Além das palestras, serão ministrados cursos rápidos, como “Certificações de propriedades cafeeiras”, apresentado pelo pesquisador do Instituto Agronômico – IAC Sérgio Parreiras Pereira e “Gerenciamento das propriedades cafeeiras”, apresentado por extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG, entre outros.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu – Aciam, Antônio Carlos Xavier da Gama, o Simpósio deve reunir os pequenos produtores da agricultura familiar da região. “Lá, eles poderão conhecer o que há de novo para depois aplicar essas técnicas na lavoura”, afirmou.
(foto: Assessoria de Comunicação)

Será realizada ainda rodada de negócios com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e feira de produtos para a agricultura, que ocorrem simultaneamente ao Simpósio. O evento se tornou o principal painel de informações e tendências do mercado da cafeicultura na região das Matas de Minas. Ao longo dos últimos dezessete anos, a cafeicultura de montanha teve forte incremento de tecnologia e ganhos significativos de qualidade e em produtividade. As Matas de Minas respondem, hoje, por aproximadamente 25% da produção mineira e 12% da nacional. Nos últimos anos, a qualidade do café produzido na região melhorou sensivelmente, conquistando prêmios nacionais e internacionais.
(foto: Assessoria de Comunicação)

O Simpósio de Cafeicultura de Montanha é realizado pela ACIAM com patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e apoio da Prefeitura de Manhuaçu, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG, Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais - Faemg e o Sebrae-MG.

Manhuacu.com