Soldado da PM evita homicídio em Vilanova



 

Tamanho da fonte    




Graças a intervenção do Policial Militar, Soldado Elton Dias da Silva, mais um homicídio foi evitado, desta vez um homem armado com uma foice tentou contra a vida de mulher na noite de sábado, 21/01, no Distrito de Vilanova, em Manhuaçu.
 
Por volta das 21h00 moradores da Rua José Adolfo Assad clamavam por socorro, haja visto uma grande confusão envolvendo um homem e uma mulher. As primeiras informações davam conta de que um homem estaria armado com uma foice e que inclusive já havia desferido golpes contra a mulher que encontrava-se ferida no local.
 
Elton Dias da Silva, 34 anos, Policial Militar lotado na fração de Santa Margarida e que reside próximo aquele endereço, encontrava-se de férias, ele estava em casa, quando ouviu os gritos de socorro vindo da rua e ao sair para observar o que estaria acontecendo, notou uma intensa movimentação em frente a residência da vítima Gilcélia, a briga envolvia a mulher e um homem que por sua vez estava armado com uma uma foice.
 
Neste momento, o Soldado Dias pegou sua arma de fogo e interveio na briga, apresentando-se como Policial Militar para o autor, ocasião em que o autor estava com a foice em punho. Dias se identificou como Policial Militar, determinando para que o autor abaixasse a foice, entretanto, o autor não acatou a ordem emanada pelo Policial Militar, momento em que o autor desferiu um golpe de foice contra a Gilcélia.
 
Quando o Soldado Dias percebeu que o autor iria investir novamente com outro golpe de foice contra Gilcélia, o Policial Militar deferiu dois disparos de arma de fogo atingindo as pernas do autor, cessando de vez a ação delituosa. Segundo a vítima Gilcélia, o autor avançou em sua direção com a intenção de matá-la e somente não conseguiu seu intento graças a intervenção do Soldado Dias ao ter efetuado os dois disparos contra o autor.
 
Testemunhas no local relataram que Dias, por várias vezes, antes de efetuar os dois disparos, tentou dialogar com o autor a fim de que ele desistisse de continuar as agressões contra a vítima Gilcélia, e a todo momento identificava-se como Policial Militar, determinando que o autor abaixasse a foice.
 
Gilcélia foi conduzida a Unidade de Pronto Atendimento onde foi atendida. Ela apresentava lesões no ombro esquerdo, enquanto o autor foi conduzido ao Hospital Cesar Leite, sendo constatado pelo médico de plantão uma perfuração com laceração e fratura do fêmur da coxa direita  e uma perfuração na coxa esquerda com alojamento de um projétil.
 
Elogio
 
A população de Vilanova elogiou a intervenção de Elton Dias, mesmo estando de férias, em meio a uma grave crise, atuou com perícia e profissionalismo preservando a vida da vítima e do autor, evitando que mais um homicídio fosse consumado no distrito.
Alta complexidade
 
“A Profissão Policial Militar é uma das mais complexas e difíceis de ser executada não apenas no Brasil mas em todo o mundo. Em uma fração de segundos o policial precisa, identificar, analisar, decidir e agir frente a uma crise, em muitos casos entre a vida e a morte de uma pessoa, situações cujo qualquer profissional, certamente demoraria horas, dias, meses em alguns casos, anos para decidir, isto sem contar com a pressão psicológica que o policial militar é submetido, enquanto muitos estando no conforto de seu escritório, no ar condicionado leva uma eternidade para fazê-lo, o policial se vê obrigado a fazê-lo em fração de segundos. Graças a Deus e ao preparo que a instituição Policia Militar nos oferece, temos condições de levar a termo nossa missão que é de preservar e salvar vidas”, relatou o Soldado Dias.  
 
A Polícia Militar identificou o autor que embora apresenta uma compleição física de um homem adulto, tratava-se na verdade de um menor infrator de apenas 17 anos, permanecendo internado no HCL onde deverá passar por procedimento cirúrgico. Já a vítima Gilcélia foi liberada logo após ser atendida na UPA e já encontra-se em segurança com sua família.
 
Apresentação a autoridade competente
 
Mesmo agindo no estrito cumprimento do dever legal ou em legítima defesa de terceiros (Gilcélia), como de praxe, atendendo as formalidades e a lei todo policial envolvido em ocorrências desta complexidade dever ser apresentado a autoridade competente, Elton Dias foi apresentado a autoridade policial onde permaneceu o tempo estritamente necessário para realização do Auto de Prisão em Flagrante pela Polícia Judiciária Militar sendo liberado posteriormente e encontra-se à disposição da Justiça Militar Estado de Minas Gerais para futuros esclarecimentos.
 
Portal Vilanova
 
Envie notícias, fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (33) 99906-5656













}