SRE de Manhuaçu capacita professores do 9º ano e especialistas de educação



 

Tamanho da fonte    




Teve início nesta segunda-feira (29 de abril) no Caparaó Parque Hotel, o Encontro com Professores e Especialistas do 9° ano do ensino fundamental das escolas estaduais jurisdicionadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu. A capacitação focou nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, “cujo objetivo é o alinhamento das ações que contribuirão no trabalho do professor nas várias formas de intervenção pedagógica nas escolas”, explica a direção da SRE de Manhuaçu.

A capacitação oferecida tem carga horária de 16 horas e usou como metodologia estudo dirigido e realização de oficinas, onde os professores e especialistas estudam, discutem e apresentam propostas que serão implementadas nas salas de aula para melhoria do aprendizado dos alunos e dos resultados de cada escola .
 
Participam desta primeira etapa 140 professores de Língua Portuguesa e especialistas responsáveis pelo trabalho nas turmas do 9º ano. Na 2ª etapa, que será realizada nos dias 02 e 03 de maio, serão capacitados 128 professores de Matemática e os especialistas da Educação das escolas também responsáveis pelo trabalho nas turmas do 9º ano. 
 
O Programa de Intervenção Pedagógico (PIP-CBC) é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, que tem como objetivo, a intervenção pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental, enfocando as disciplinas de Língua Portuguesa Brasileira e Educação Matemática, voltadas para a Formação Continuada dos Professores, baseada nos diagnósticos educacionais, análise de dados e estratégias de aprendizagens para otimização do Ensino e Aprendizagem dos discentes.
Grupo de educadores que participou da capacitação (foto: SRE de Manhuaçu)
 
A Equipe do PIP CBC na Superintendência Regional de Manhuaçu é formada por dez analistas e coordenada pela gestora do PIP CBC Clarice Alves de Almeida Maciel.
 
Com o intuito de oferecer maior conforto durante a capacitação, a direção e equipe da SRE optaram pela realização do evento no Caparaó Parque Hotel. Assim evitaria o cansaço do deslocamento ao final do dia para os municípios.
Segundo a direção da SRE de Manhuaçu, professores e especialistas participantes da capacitação têm demonstrado muito interesse pelo estudo, “participando efetivamente das oficinas e claro estão felizes com a escolha do local, pois o ambiente bonito e acolhedor contribui para o sucesso deste evento”.
 
A diretora da SRE de Manhuaçu, Patrícia Luciene Lima Fialho, esteve presente no evento. Ela conversou com os professores destacando a importância do trabalho destes profissionais. A diretora enfatizou que a Secretaria de Estado da Educação acredita no empenho do professor e na sua capacidade para atuar de forma dinâmica e melhorar a cada dia a qualidade do ensino ofertado nas escolas estaduais.
 
Patrícia Fialho destacou também o empenho de toda equipe de analistas da SRE para a realização do evento, a contribuição dos inspetores escolares e reafirmou que SEE, SRE e escolas devem caminhar juntas, “que a Escola não pode se sentir sozinha e que professores e especialistas podem contar com a equipe da SRE no apoio e orientação do trabalho no dia a dia das escolas”.
 
Eduardo Satil/com informações da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu













}