SRE realiza Seminário sobre o uso de tecnologias na escola como recurso pedagógico



 

Tamanho da fonte    




A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu realizou entre os dias 18 a 20 de junho, o 1º Seminário sobre o Uso das Tecnologias na Escola como Recurso Pedagógico, tendo como público alvo diretores das escolas estaduais e professores que atuam no PROETI e desenvolvem atividades pedagógicas utilizando o laboratório de informática das escolas. O Seminário foi realizado em Alto Caparaó, no Caparaó Parque Hotel e, com o objetivo de auxiliar o professor e a escola a dar novo significado o processo de ensino e aprendizagem através do uso das tecnologias, conscientização dos gestores de que é preciso auxiliar todo coletivo da escola. Neste processo de apropriação da tecnologia, tanto no que se refere ao uso dos computadores e da Internet, como de outras ferramentas de comunicação e informação são essenciais para o desempenho.

O Seminário teve início com a acolhida de todos os participantes e, na quarta-feira (19) iniciou-se com a fala da diretora da Superintendência Regional de Ensino Patrícia Luciene Lima Fialho. O Seminário contou com a presença do Assessor da Subsecretária de Tecnologia – Tiago, do Superintendente de Tecnologia, Hudson de Oliveira e da Diretora de Tecnologia Aplicada à Educação – Leyde Lelise. Eles falaram para os participantes sobre a importância da tecnologia como recurso pedagógico, das políticas da Secretaria e do Governo Federal, para prover as escolas dos recursos necessários apara manutenção dos laboratórios de informática e, cada vez mais equipar as escolas com os recursos tecnológicos.

Diretores das escolas estaduais e professores que atuam no PROETI participaram do Seminário (foto: SRE)

A era digital nas escolas

Durante o encontro foram apresentadas palestras, com os temas relacionados à evolução da tecnologia na educação, redes sociais digitais, gestão pedagógica e Linux educacional, Google Apps (Uso Pedagógico do Google  Docs) e,ainda realizadas oficinas com os professores e relato de experiência bem sucedida. “Para a realização deste Seminário a Equipe do NTE, formada por Mariane,Ronaldo, Valéria e sob a coordenação do Analista Allyson José dos Santos trabalhou de forma incansável. Com o avanço da tecnologia podemos ter uma aula interessante  com todos os recursos tecnológicos que a escola oferece, utilizando computador, internet, TV com sinal de satélite, projetores”,destaca a diretora da Superintendência Regional de Ensino, Patrícia Fialho.  Patrícia Fialho destaca os últimos investimentos por parte da Secretaria de Estado da Educação , do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado,  para equipar e prover as escolas de recursos Segundo ela, dezenove escolas  receberam recurso para execução de rede lógica e elétrica  e, em 2013 mais  13  escolas; 33 Escolas foram selecionadas em 2012 para receber computadores PROINFO (MEC).Dessas escolas, 11 já receberam, 49 escolas já  receberam a Lousa digital.  

Foram realizados ainda diversos treinamentos para servidores das escolas e da SRE nos anos de 2012 e 2013. Acredita-se que, com a realização é possível contribuir para que as escolas trabalhem cada dia melhor, na formação dos cidadãos capazes de lidar de modo crítico e criativo, com a tecnologia no seu dia-a-dia. E, os professores possam utilizar como meio facilitador do processo, o ensino-aprendizagem da própria tecnologia.

Eduardo Satil/ SRE














}