Toninho Gama assume subsecretaria do agronegócio



 

Tamanho da fonte    




Numa cerimônia bastante prestigiada, o empresário Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) foi empossado como subsecretário do Agronegócio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A solenidade de posse foi presidida pelo Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Merlo e teve a presença da Secretaria de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, o Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social Eduardo Bernis, o ex-secretário de agricultura e suplente de Senador Elmiro Nascimento, o diretor superintendente do Sebrae-MG Afonso Maria Rocha, o Superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Eli Siqueira, e o diretor da Federação da Agricultura de Minas Gerais João Roberto Pulitti. A solenidade foi nesta quinta-feira, 08, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Durante a cerimônia, Toninho Gama contou que espera contribuir para a valorização das cadeias produtivas da agricultura e pecuária. “Ocupo o cargo para servir ao Estado com o mesmo empenho que sempre dediquei ao associativismo voltado para o desenvolvimento rural, ciente do aumento da responsabilidade”, explicou.

Toninho Gama, além de presidir a Associação Comercial de Manhuaçu, é responsável pela organização e coordenação do Simpósio de Cafeicultura, há 18 anos, considerado o maior evento do agronegócio do café em toda a região das Matas de Minas.

Sobre a nova função, ele conta que ficou muito feliz pelo convite para o cargo feito, durante o Simpósio desse ano, pelo secretário de estado André Merlo e o deputado federal Mário Heringer. “Quero aqui agradecer a todos que vieram para esse importante momento. Tenho ciência da importância dessa função e das necessidades da nossa região, que tem a economia baseada no agronegócio”, destacou.

Ainda durante seu pronunciamento, Toninho Gama agradeceu a presença de políticos e empresários de Manhuaçu e região. Estiveram presentes o Prefeito Nailton Heringer, o presidente da Câmara Maurício Júnior e os vereadores Hélio Ferreira, Anizio Gonçalves, Jânio Garcia Mendes e Juarez Elói, o presidente do Sindicato Rural Lino da Costa e Silva, o presidente do SicoobCredilivreNayme José de Sales, o subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Militar Major Vitor, os vice-presidentes da ACIAM André Farrath e Moisés Pêsso, o Secretário de Saúde de Manhuaçu José Rafael, o Gerente Regional da Emater-MG Rômulo Matozinhos, o vereador em Belo Horizonte Bruno Miranda (representando o Deputado Mário Heringer) e o Secretário de Esportes de Belo Horizonte Patrick Drummond, além de vários amigos e lideranças.

Experiência

De acordo com o secretário da Agricultura, André Merlo, as principais credenciais de Antônio Carlos para o cargo são os seus vínculos com o agronegócio, principalmente a produção de café. Ele responde há 18 anos pela coordenação do Simpósio Municipal do Café de Manhuaçu, na Zona da Mata, realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (Aciam).

O simpósio sempre incluiu temas relacionados à busca da qualidade e sustentabilidade para a cafeicultura, como boas técnicas de produção, pesquisa, processamento e comercialização do produto, além da política de preços.
(foto: Assessoria de Comunicação)

Merlo considera que a experiência do novo subsecretário do Agronegócio em relação às atividades rurais deve facilitar sua atuação na Seapa, pois a Subsecretaria tem grande abrangência. “Os trabalhos da Subsecretaria estão vinculados a programas como o Minas Carne, Minas Leite, Minas Mais Seguro, Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Biodiesel, Aquacultura, Fundo Estadual do Café, Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa) e Inteligência Competitiva do Agronegócio”, explicou.

Perfil
(foto: Assessoria de Comunicação)

Bacharel em Direito, com pós-graduação pela Unisul, Antônio Carlos Xavier da Gama tem 50 anos. Foi vereador em três mandatos no município de Manhuaçu e presidente da Câmara por duas vezes. É empresário e foi secretário Municipal de Indústria e Comércio em Manhuaçu nos anos de 1999 e 2000.

Assessoria de Comunicação