UPA homenageia profissionais com semana de enfermagem



 

Tamanho da fonte    




Profissionais de enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, mantida pela Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo Federal, participaram de várias atividades durante a última semana.
 
Como parte das comemorações pela passagem do Dia do Profissional de Enfermagem, no dia doze de maio e do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, lembrado no dia 20, sexta-feira, foram promovidas palestras, cursos, treinamentos, homenagens, lanches especiais e um dia de beleza.
 
Segundo Rodrigo Isidoro da Silva, coordenador administrativo da UPA, o objetivo foi mostrar aos técnicos e auxiliares de enfermagem, juntamente com os enfermeiros, o valor que eles têm dentro da unidade de pronto atendimento. “A gente quer mostrar que o profissional que faz o cuidado da pessoa que chega, também merece ser cuidado, merece a nossa atenção” - destacou.
 
A Unidade de Pronto Atendimento de Manhuaçu – UPA24h – possui 97 profissionais, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. No total, incluindo outros setores como médicos, serviços gerais, e atendentes, são 130 servidores que trabalham em escala de revezamento. A média diária de entradas chega a 250. Tem também aqueles que ficam internados e passam um período superior a 24h nos cerca de 50 leitos fixos. 
 
“Normalmente a nossa rotina diária é estressante. Todos os profissionais lidam o tempo inteiro com o sofrimento, então em um dia especial como hoje a gente consegue melhorar a autoestima do profissional, trazer um sorriso no rosto, que nem sempre é possível em virtude do trabalho” – destacou Rodrigo Isidoro.
 
Motivação reflete no atendimento
 
Além de palestras, cursos, treinamentos e do dia de beleza, na programação encerrando a semana de homenagens na enfermagem, também foram feitos sorteios de vários brindes. Responsável técnica pela enfermagem na UPA, Genilda Lopes de Almeida Breder, comentou que a ideia foi homenagear as profissionais mulheres convidando consultoras para repassarem dicas de maquiagem e beleza. “A gente está no dia a dia sempre preocupado com o outro e muitas vezes esquece da gente” – comentou.
 
“A gente fala que trabalha na saúde mais na verdade trabalha na doença. Lidar com a dor do outro é muito difícil, muito desgastante para o profissional, então esse foi um momento de confraternização e dispersão” – afirmou Genilda Lopes. “A gente lida com esse turbilhão de emoções que é estar doente principalmente para o familiar. A gente tem que entender a dor, cuidar do paciente e muitas vezes tem que cuidar do acompanhante, parente e familiar, porque essas pessoas sofrem junto”.
 
A semana de comemorações para os profissionais de enfermagem da UPA é parte de uma iniciativa de valorização dos trabalhadores. Também são realizados com frequência encontros de educação continuada para melhoria da parte técnica e repasse de novas informações na área da saúde. “A gente tem que trabalhar a questão motivacional, de autovalorização para a melhoria na prestação do serviço. Se o profissional estiver bem consigo mesmo, com certeza o atendimento será melhor” – completou Genilda Lopes.
(foto: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu)
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu













}