Vacinação contra a Influenza começa dia 30 em Manhuaçu



 

Tamanho da fonte    




O Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde e a Diretoria de Vigilância em Saúde e Coordenação da Atenção Básica, prepara a realização da 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Realizada em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, a campanha será desenvolvida entre os dias 30 de abril a 20 de maio.
 
Durante o período, todas as unidades de saúde de Manhuaçu, sendo 26 no total, distribuídas no município, nas áreas urbana e rural, atendendo sempre entre 8 às 17 horas, fornecerão a vacina. A campanha prevê ainda a realização do dia “D” de mobilização nacional, no sábado, 30 de abril, quando todas as unidades de saúde estarão funcionando. A meta da campanha é vacinar 80% da população alvo, que em Minas Gerais chega a 3 milhões e 800 mil pessoas. 
 
Serão vacinadas na campanha as pessoas com 60 anos ou mais e ainda as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde; povos indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas.
 
Também devem ser vacinados os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
 
Doença traz complicações
 
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.
 
A vacinação é a principal intervenção preventiva para este agravo. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis. 
 
Além da vacinação, outras recomendações para evitar a doença são medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão, com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos); evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.
 
Distribuição da vacina
 
O Estado de Minas Gerais recebeu na última semana 1,319.600 milhão de doses da vacina contra a gripe. O quantitativo, enviado pelo Ministério da Saúde, corresponde a 25% do total e será enviado agora às Regionais de Saúde que, por sua vez, farão a distribuição aos municípios.
 
Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas ocorrerá em seis etapas durante os meses de abril e maio, com respectivas redistribuições às Regionais de Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
 
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu