Veja como foi a reunião do CMS no mês de outubro



 

Tamanho da fonte    




Conselheiros de saúde se reuniram ordinariamente no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu para discutir assuntos ligados à saúde do município. O encontro aconteceu na quarta-feira, 11/10. A seguir um breve relato do que foi a pauta do dia.
 
Novas equipes de Saúde Bucal
 
A Secretaria de Saúde apresentou o projeto de credenciamento junto ao Ministério de Saúde de mais 5 equipes de saúde bucal em Manhuaçu. Os bairros a serem contemplados, após o referido credenciamento, serão Santo Antônio, Matinha, Santa Luzia, São Vicente e Ponte da Aldeia. Foram explicados aos conselheiros os critérios para se chegar a esta definição de unidades a serem contempladas futuramente. Os conselheiros aprovaram o credenciamento. Durante a discussão foi questionada a não implantação de uma equipe também no bairro Lajinha, aprovada pelo CMS em anos anteriores. A Secretária de Saúde Dra. Karina Gama dos Santos Sales disse que não tem esta informação, mas solicitou a Ata da referida aprovação por parte do CMS para dar o devido andamento.
 
Carteira de Serviços
 
Conselheiros aprovaram a Carteira de Serviços a ser apresentada para a Gerência Regional de Saúde/Secretaria Estadual de Saúde, com as ações previstas a serem realizadas pela Atenção Primária do Município. Ações que já são desenvolvidas e outras que podem ser inclusas foram elencadas pela Secretaria de Saúde. A Ata com a aprovação será encaminhada até o final de outubro para a GRS.
 
Contratação de funcionários/Lei 3.698
 
Foi apresentado parecer pelo setor Jurídico da Secretaria de Saúde, após questionamento sobre a constitucionalidade da Lei 3.698 de maio de 2017, que trata da contratação temporária de funcionários para atendimentos à portadores de transtornos mentais. No parecer jurídico a SMS confirma a constitucionalidade da referida Lei baseando-se em outras em Leis aprovadas anteriormente.
 
Relatório 2º e 3º quadrimestre de 2016
 
O conselheiro Rudnei Hott apresentou detalhadamente o relatório das contas da SMS referentes aos 2º e 3º quadrimestres de 2016. Foram informados os gastos com a manutenção da saúde no município com comparativos que levaram os conselheiros a um entendimento claro do que foi apresentado. Houve a aprovação por parte dos conselheiros.
 
Gerais
 
Conselheiro Dilson Dutra pediu mais comprometimento dos conselheiros que participam das reuniões do COUS (Conselhos de Unidades de Saúde). Alguns não têm comparecido e não avisam com antecedência que irão se ausentar gerando gastos, pois veículos saem da SMS para transportá-los. 
 
Jadir Nunes destacou a importante da participação de Manhuaçu na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde realizada em Belo Horizonte no mês de setembro. Foram eleitas para a etapa nacional a Conselheira Gleisa Otoni Dutra e Maria Cristina Caldeira Duarte, como representante do Governo Municipal. O evento será em novembro. Jadir Nunes solicitou que os repasses de ajuda de custo para os conselheiros que vão participar de conferências representando o município sejam feitos antes da viagem.
 
Luiz Nascimento













}