Vereador apresenta projeto que cria programa de proteção às nascentes



 

Tamanho da fonte    




Com o objetivo de preservar o meio ambiente e garantir o abastecimento de água, o vereador Paulo César Altinoapresentou um projeto de lei que cria no município de Manhuaçu, o programa de proteção às nascentes, minas e olhos d’água, denominado como “Programa Guardiões das Nascentes”,
 
Pelo projeto, o município fica responsável por manter um mapeamento topográfico, por meio de georreferenciamento, relatório fotográfico digital, além promover e incentivar o reflorestamento e monitoramento permanente das nascentes, minas e olhos d’água dentro do município.
 
Paulo César Altino afirmou que o município de Manhuaçu possui um grande potencial de nascentes em seu território e que as discussões sobre a possibilidade de escassez de água no futuro são preocupantes, por isso, este projeto visa melhorar a qualidade e a quantidade de águas produzidas pelos mananciais. 
 
“As nossas nascentes necessitam de um cuidado especial. Sentimos isso na pele com a escassez de água desse ano. O poder público tem que cumprir o seu papel na proteção ambiental e incentivar os produtores que protegem as nascentes” disse o vereador.
 
Segundo o vereador, o município, entidades, empresas e parceiros podem oferecer assistência técnica e o apoio aos proprietários rurais para a recuperação e preservação das Áreas de Proteção Permanente (APP) e da Reserva Legal (RL), de forma a proteger os mananciais com a revegetação local, promover o saneamento ambiental e conservar o solo.
 
O Projeto de Lei nº 91/2014, que institui o Programa Municipal “Guardiões das Nascentes”, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal no dia 23 de outubro e foi muito elogiado pelos demais colegas pela ação protetora para com o meio ambiente.
 
Assessoria de Comunicação













}