MANHUACU.COM - Vereadores de Manhuaçu abordam problema quanto ao transporte de alunos da APAE

Vereadores de Manhuaçu abordam problema quanto ao transporte de alunos da APAE



 

Tamanho da fonte    




Os vereadores de Manhuaçu promoveram reunião ordinária, na noite desta quinta-feira, 01/10, sob a presidência de Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria” em que citaram problema quanto ao transporte de alunos da APAE, falaram sobre o Dia do Idoso, Outubro Rosa, Dia do Vereador, apresentaram denúncias, realização de manifestação contra o SAAE e comentaram sobre o recebimento do Orçamento 2016 da prefeitura. Além disto, os parlamentares tomaram ciência de seis projetos de lei, aprovaram moções, requerimentos e indicações.
 
O assunto que ganhou ênfase foi quanto ao transporte de alunos da APAE. O vice-presidente da Câmara, Paulo César Altino, tomou conhecimento e detalhou a questão no plenário. “Sem esse transporte, os alunos não terão condições de chegar à APAE, pois a sua grande maioria vem de famílias que não tem como transportá-los e assim, teme-se por um desastre nas atividades desta entidade que há tantos anos presta este relevante serviço à nossa sociedade. Peço ao prefeito para que, dentro das verbas que dispõe para o gasto com transporte escolar e outras na área educacional, enviando, se necessário até mesmo projeto de lei para esta casa para suplementação orçamentária ou abertura de crédito especial, se há tanto chegar, mas que, assuma o município as despesas necessárias a este transporte escolar”, justificou Paulo.
 
O Presidente da Câmara, Jorge do Ibéria, também saiu em defesa dos alunos. “Fazemos fazer de tudo para que os alunos não fiquem sem o transporte. Vamos fazer o esforço necessário para resolver esta situação”, salientou.
 
Dia do Idoso
 
Os vereadores também aproveitaram a reunião para citar o Dia do Idoso, comemorado nesta quinta-feira, 01/10. O vice-presidente Paulo Altino leu uma mensagem no plenário em que destacou a importância das mais pessoas mais experientes.
 
Outubro Rosa
 
Outro assunto citado na reunião foi quanto ao início da campanha Outubro Rosa que se estende durante todo este mês. Paulo Altino também destacou a importância da prevenção entre as mulheres e a importância delas para a sociedade.
 
Orçamento 2016
 
O Presidente Jorge do Ibéria também destacou o recebimento da Proposta Orçamentária, Estimando a Receita e Fixando a Despesa de Manhuaçu para o exercício de 2016 que está na Câmara para análise por parte dos parlamentares. “Todas as pessoas que quiserem tomar conhecimento das contas é só solicitar a Câmara e também iremos promover uma audiência pública para saber todos os detalhes e as previsões de gastos para o ano que vem”, comentou.
 
Manifestação contra o SAAE
 
Jorge do Ibéria ainda aproveitou o encontro para citar a insatisfação dos moradores do Distrito de Vilanova quanto a falta de água. De acordo com ele, já foi mostrada a solução para o Diretor do SAAE, José Aguiar, mas até o momento nada foi feito e devido a isto, os moradores irão promover manifestação no dia 15 deste mês. “Estamos encaminhando ofício para a Polícia Militar para que ajude na segurança das pessoas que irão se descolar e também ao SAAE para tomar conhecimento do manifesto. Se nada for resolvido, os moradores irão ao gabinete do prefeito”, detalhou.
 
Dia do Vereador
 
O Assessor Jurídico da Câmara, Dr Jeremias, leu uma mensagem para os parlamentares devido ao Dia do Vereador que foi comemorado no dia 01/10.
 
Ciência
 
Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que institui o adicional de insalubridade e periculosidade em benefício dos servidores públicos municipais.
 
Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a constituição como Órgão do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC, institui a Diretoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – COMPDECON, institui o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – FMPOC.
Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a concessão de passe livre a pessoas portadoras de necessidades especiais residentes em Manhuaçu.
 
Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que altera a redação da Lei Municipal nº 2.418, de 30 de janeiro de 2004, aumentando o número de vagas de Técnicos em Informática 
 
Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que estabelece Proposta Orçamentária, Estimando a Receita e Fixando a Despesa de Manhuaçu para o exercício de 2016.
 
Projeto de Lei de autoria do Vereador Juninho Linhares que dispõe sobre denominação de Rua Nelson Welerson, o logradouro público no Bairro Alfa Sul.
 
Requerimentos
 
Jânio Garcia Mendes
 
Requer informações do Presidente do Conselho Municipal de Saúde sobre o andamento da possibilidade de disponibilização de medicamentos excepcionais pela Gerência Regional de Saúde em Manhuaçu.
 
Requer informações do Prefeito acerca dos valores arrecadados com a cobrança de iluminação pública e os investimentos realizados em benfeitorias com esses recursos no Município.
 
Maurício de Oliveira Júnior
 
Requer reiteração do requerimento nº 62/2015 ao Prefeito e Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, solicitando o envio de documentação comprobatório dos pagamentos de benefícios sociais porventura realizados e relação de seus beneficiários.
 
Aponísia dos Reis
 
Requer informações do Prefeito e Secretário de Obras sobre o processo licitatório para fornecimento de refeições (marmitex) para os servidores lotados na Secretaria de Obras, constando toda a informação detalhada no período de 01/01/2015 a 30/09/2015.
 
Moções
 
Jorge Augusto Pereira, Fernando Gonçalves Lacerda, Hélio Ferreira e Anízio Souza
 
Pelo falecimento do Sr. Valdir Mendes Carvalho, em 27/09/2015.
 
Jorge Augusto Pereira, Juninho Linhares e Chico do Juquinha
 
Moção de Agradecimento a Junta de Serviço Militar, Equipe PSF Vilanova, Polícia Civil, Justiça Eleitoral e Diretora da Escola Municipal Vilanova, pelo empenho na realização do Dia da Cidadania no Distrito de Vilanova.
 
Mérito Legislativo
 
Aprovado projeto de resolução de autoria dos vereadores Eli de Abreu, Jorge Pereira, Maurício Júnior, Francisco Dutra e Gílson César que Concede Medalha de Mérito Legislativo a Nelson de Abreu, Ex-Vereador e Presidente do Conselho Municipal de Saúde.
 
Indicações
 
Jânio Garcia Mendes
 
Indica construção de pista de caminhada entre os Distritos de Vilanova e Realeza.
 
Reivindica operação tapa-buraco na Avenida Vitória Minas - Distrito de Realeza, no trecho entre o Posto de Molas Irmãos Ramalho até o Churrasquinho Realeza.
 
Aponísia dos Reis
 
Solicita extensão de rede de iluminação na Rua Nilo Joaquim do Carmo, próximo ao campo de futebol, em Santo Amaro.
 
Rogério Filgueiras Gomes
 
Indica construção de escadaria ligando a Rua Silas Pacheco, nas proximidades da Mercearia do Sr. José Elias, até a Avenida Getúlio Vargas, próximo à antiga Mercearia do Vavá.
 
Rogério, Juninho Linhares e Fernando indicam concessão de título de propriedade de imóveis regularizados aos cidadãos manhuaçuenses que ainda não possuem (Moradia Legal).
 
Indica doação do terreno onde seria construído o presídio em Ponte do Silva, para que no local seja construído um conjunto habitacional modelo, com prédios de 3 a 4 andares e grande área de lazer.
 
Anízio Gonçalves de Souza
 
Indica abertura de acesso entre a Rua Anália Maria Dias e a Avenida das Nações Unidades, Bairro Bom Jardim.
 
Reivindica colocação de dois bueiros na Rua José Perígolo, Bairro Lajinha.
 
Reivindica operação tapa-buraco na Rua Silas Pacheco, em frente à Mercearia do Sr. José Elias e nas proximidades da Igreja Batista El Shaddai, Bairro Colina. 
 
Hélio Ferreira
 
Solicita iluminação da Rua de acesso ao novo loteamento atrás do Supermercado Pais e Filhos.
 
Solicita a iluminação da passarela de acesso do Bairro Bom Jardim a Vila Deolinda.
 
Solicita asfaltamento na estrada de acesso ao Córrego São Sebastião, Ponte Evaristo.
 
Paulo César Altino e todos vereadores
 
Solicitam ao Prefeito que tome as providências necessárias a que o município de Manhuaçu execute o transporte escolar no perímetro urbano e da zona rural do município dos alunos matriculados na APAE - Manhuaçu.
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
(foto: Assessoria de Comunicação)
 
Assessoria de Comunicação