Wellington Antônio Lopes é o novo chefe do Parque Nacional do Caparaó



 

Tamanho da fonte    




Na noite desta terça-feira, 29/08, no auditório da Câmara Municipal de Alto Caparaó, aconteceu uma reunião com  políticos locais, empresários do setor hoteleiro e representantes do comércio local para dar as boas vindas ao novo chefe do Parque Nacional do Caparaó MG/ES wellington Antônio Lopes.
 
O Prefeito José Gomes disse que está muito contente com a nomeação do Wellington e agradeceu o Deputado Federal Paulo Abi-Ackel que atendeu a solicitação do Prefeito pedindo a troca do chefe do Parque.
 
O Prefeito disse o Brasil passa por um momento muito difícil, mas com o empenho de todos, políticos, trade turístico e Parque Nacional muitas coisas serão mais fáceis de ser resolvidas.  O Prefeito disse ainda que a crise política atingiu em cheio o Parque, falta de recursos, falta de funcionários terceirizados colocam em risco o bom funcionamento do Parque.
 
O novo chefe do Parque Wellington agradeceu as boas vindas e disse que sua gestão será pautada pelo dialogo com as Prefeituras do entorno do Parque e com toda a cadeia produtiva do turismo. 
 
Ele afirmou que não será um chefe de gabinete, mas realizar visitas nas comunidades do entorno do Parque para ouvir sugestões e apresentar o plano de trabalho. Realizar uma gestão compartilhada.
 
Wellington disse que conhece o Parque muito bem, pois está na Unidade de Conservação trabalhando a mais de 35 anos, e que em primeiro lugar é a proteção dentro e no entorno do Parque aliada a um turismo responsável e sustentável para toda a Região do Caparaó.
 
O Secretário Municipal de Turismo Rafael Santana Faria disse que representa o município de Alto Caparaó no Conselho Consultivo do Parque e que a Secretaria Municipal de Turismo está de portas abertas para o novo gestor e que será parceira.
 
Rafael disse que o primeiro passo é analisar o real problema do fechamento da segunda área de acampamento Terreirão para solucionar o problema e voltar a abrir o Terreirão para acampamento. O empresário Ronald Gripp deu as boas vindas ao novo chefe e frisou que a maior dificuldade do trade turístico era a comunicação com o Parque. Ele frisou que nos últimos anos ofícios envidados ao ICMBio não eram respondidos, deixando perguntas sem respostas e frustrando qualquer inciativa de parcerias.
 
Carlos Bezerra da Pousada do Bezerra disse que todos os empresários do setor do turismo tem responsabilidade e querem um Parque preservado, funcionando bem para poder receber bem os turistas. Carlos disse ainda que os empresários não visam apenas lucros, mas que o turismo no Parque Nacional do Caparaó contribui para o sustento de muitas famílias no entorno do Parque.
 
No final, o Presidente da Câmara Vereador Rodrigo agradeceu a todos os Vereadores que participaram do Manifesto em prol do Parque e frisou que os Vereadores enviaram para os seus Deputados ofícios solicitando melhorias no Parque e que estava muito contente com a nomeação do Wellington para comandar o Parque Nacional do Caparaó.
 
Wellington é funcionário de carreira do ICMBio, com mais de 35 anos de carreira, é analista ambiental, trabalhou por vários anos como coordenador da fiscalização do Parque, foi chefe de brigada combate a incêndios florestais no Parque.
 
Lovantino News













}